Se torne assinante premium e tenha acesso a conteúdo exclusivo.
 
Curiosidade

Comprovado: fumar maconha diminui QI, diz pesquisa

Micael Batista | Publicado em: 29/08/12 às 2:22
Comprovado: fumar maconha diminui QI, diz pesquisa
(Foto: Reprodução)

Enquanto o Senado e a Câmara ainda discutem a permissão para a produção e o porte de drogas para consumo próprio (PLS 236/12) no Brasil, pesquisadores britânicos e neozelandeses revelam estudo em que adolescentes que fumam maconha podem se tornar adultos menos inteligentes.
Os resultados, publicados na revista científica americana Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), apontam que o quoeficiente de inteligência, o famoso QI, sofre uma redução pelo uso contínuo da planta da espécie Cannabis sativa.
Foram avaliadas 1.037 pessoas (52% homens) nascidas entre 1972 e 1973 na cidade neozelandesa de Dunedin. A maioria foi acompanhada dos 3 aos 38 anos de idade.
De acordo com os autores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, da Universidade Duke e do King’s College de Londres, ambos no Reino Unido, o prejuízo psicológico e cognitivo – ligado a áreas como atenção, raciocínio e memória – é maior entre os usuários mais jovens.
Os pré-adolescentes também tendiam a se tornar usuários persistentes anos mais tarde. Segundo os cientistas, liderados pela pesquisadora Madeline Meier, os efeitos tóxicos da maconha sobre o cérebro continuaram se manifestando no dia a dia mesmo depois da interrupção do uso, de os indivíduos passarem por anos de educação formal e de evitarem outras drogas – incluindo as lícitas, como o álcool.
Os problemas cognitivos foram relatados também por pessoas que conheciam bem os voluntários. De acordo com os autores, como a interrupção ou a diminuição do consumo de Cannabis não foi capaz de restaurar completamente o funcionamento cerebral, isso pode estar ligado ao fato de a adolescência ser uma fase de grande desenvolvimento do órgão.
Os pesquisadores concluem, então, que deve haver um esforço conjunto para retardar o início do uso da maconha, na tentativa de minimizar seus danos à inteligência.
 deixe o seu comentário no Fala Malafaia.
Fonte: Bem Estar
 

Advogado da família do pastor Anderson pede que júri de Flordelis seja antecipado

A sessão do júri popular da ex-deputada está marcada para acontecer no dia 12 de dezembro deste ano.


Pastor expulsa petistas da igreja e grita: “Fogo no PT”

O líder religioso também afirma que Jesus é de direita e transforma o altar da igreja em um palanque político.


Cantor gospel Gerson Rufino é confirmado candidato a deputado estadual

Há alguns meses, ele havia divulgado que seria candidato, mas não sabia se seria federal ou estadual.


Youtuber Wellington Mattos responde bispa Isa Reis

Wellington disse que a bispa é endemoniada, pois não vive o que prega, se divorcia e não pega disciplina pelos seus erros.


Turnê Humanos do Oficina G3 inicia dia 29 de setembro

Considerada uma das maiores bandas de rock do Brasil, Oficina G3 estava em período sabático há cinco anos.