Basta chegar o final do ano que os programas de rádio e televisão ficam abarrotados de videntes, cartomantes e adivinhadores, que com a mesma ladainha de sempre fazem previsões quanto ao novo ano que se aproxima.
Pois é, confesso que nunca vi nenhum destes adivinhos preverem especificamente alguma coisa relacionado a alguém famoso dando nomes aos bois. Na verdade, o que estes enroladores fazem é profetizar coisas óbvias como “um cantor famoso morrerá”, A cidade de São Paulo sofrerá com as chuvas, “o Brasil vai ter um ano difícil, mas vai melhorar e blá, blá, blá.
Nesta perspectiva os adivinhadores profissionais chovem no molhado fazendo profecias obvias do tipo:
1) Haverá um escândalo em Brasília relacionado a corrupção. Um politico de renome será pego com a boca na botija recebendo propina.
2) Morrerá um ator famoso.
3) Acontecerá mais um desastre natural no Brasil. Enchentes e deslizamentos afetarão o Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
4) Um grande clube brasileiro será campeão do Brasil.
5) A dengue vitimará várias pessoas no Brasil.
6) Israel e Palestina continuarão brigando entre si.
7) Coréia do Sul e Coréia do Norte continuarão sendo inimigas.
8) A violência continuará amedrontando os cariocas.
9) Neste verão aparecerá no cenário da música mais uma revelação musical.
10) Muita gente morrerá de fome na África
11) O Brasil não terá um campeão de Fórmula 1
12- O Vasco será vice campeão de algum torneio.
Caro leitor, brincadeiras a parte, sou obrigado a confessar que me assusta o fato de que mesmo percebendo o embuste protagonizado pelos adivinhos profissionais, muita gente prefere o engano dos videntes a verdade. Além disso, vale a pena ressaltar que a Bíblia proíbe a tentativa de adivinhação simplesmente porque ela envolve o desejo ardente de obter conhecimento secreto daquilo Deus preferiu não revelar. “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” DT 29:29
Ouso afirmar que esse desejo de obter conhecimento proibido tem suas raízes no primeiro pecado do homem. “Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” (Gn 3:4-5 ) Satanás tentou Eva com um desejo de conhecer aquilo que Deus preferiu não revelar e assim transgrediu a fronteira entre o Criador e a criatura. Adão e Eva sucumbiram a essa tentação trazendo sobre si bem como toda a criação consequências terriveis.
Prezado amigo, as Escrituras consideram a adivinhação um pecado grave “Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria” E os que cometem tais pecados são indesculpáveis diante de Deus, a não ser que sejam encontrados por Cristo e libertos mediante o sangue vertido a favor dos eleitos na cruz pelos eleitos.
Pense nisso!
Renato Vargens