Você sabia que o papa bento XVI não é o Primeiro Papa a renunciar seu cargo?
Preparamos um Top 10, dos Papas que já realizaram essa façanha, em toda história da Igreja católica.
Preparamos um Top 10, dos Papas que já realizaram essa façanha, em toda história da Igreja católica.
Veja e comente:
📱 Participe dos canais do Fuxico Gospel no WhatsApp.
10 – Gregório XII
Gregório XII esteve no cargo entre 1406 e 1415. Naquele tempo era diferente, e Gregório XII tinha dois antipapas, ou seja, pessoas que se consideravam mais líderes da igreja do que o Papa oficialmente eleito, Bento XIII e João XXIII. O estranho é que sua eleição foi condicionada à permanência de Bento XIII como antipapa. Por isso os dois abandonaram o cargo ao mesmo tempo. João XXIII, o antipapa restante, foi deposto e quem assumiu foi o Papa Martinho V, dois anos depois.
9 – São Celestino V
São Celestino V foi o último a não ser eleito em um conclave. Seu papado foi de agosto a dezembro de 1294. Como um monge beneditino, desde a idade de 17, ele vivia como um eremita e era famoso por sua espiritualidade. Como os cardeais não conseguiram decidir quem era o homem certo para reinar depois que o antecessor de Celestino morreu, eles concordaram em eleger alguém que era um sacerdote simples, conhecido por causa de sua santidade. Relutantemente, ele concordou e convocou os cardeais (ao invés de ir até eles em Roma). Quando se reuniram, Celestino V sentou em um jumento com seu vestido humilde e foi levado a Roma. Dois monarcas tomaram as rédeas de seu jumento.
Por fim, Celestino V se demitiu porque sentiu que não era adequado para o cargo. Ele voltou a suas origens humildes e morreu em 1295. Ele foi canonizado em 1313 e seus restos mortais são venerados até hoje.
8 – Silvestre III
Teve o menor reinado de todos os na lista. Ele foi consagrado em 1045 e seu pontificado durou apenas 22 dias antes que ele foi deposto e substituído por seu predecessor Bento IX (este Bento específico foi Papa 3 vezes). Foi eleito após o Papa Bento IX ser expulso de Roma, sob acusações de adultério e assassinato. Silvestre foi excomungado pelo Papa Bento enquanto ele era o papa e quando este voltou à Roma depôs Silvestre. Silvestre III morreu no exílio anos mais tarde.
7 – Clemente II
Clemente II foi atuou entre 1046 e 1047. Seu pontificado foi curto, mas ele conseguiu reformar o Vaticano (proibindo a simonia, que é a venda de bênçãos, cargos eclesiásticos, enfim, o que a igreja do Silas Malafaia e afins mais fazem hoje em dia) e canonizou pelo menos um santo (Santa Viborata). Em uma viagem, ele adoeceu e morreu. Os rumores abundavam que ele tinha sido envenenado. Em meados do século 20, um exame toxicológico foi realizada em seus restos mortais e descobriu-se que ele morreu devido a envenenamento por chumbo, não se sabe se foi homicídio ou um acidente.
6 – Gregório VI
Gregório VI foi o ficou no cargo de maio a dezembro 1046. Na época de sua eleição, o Papa Bento IX queria desistir do papado para se casar. Bento vendeu o papado à seu padrinho, Gregory VI. Comprar o papado nunca é uma boa ideia e o reinado Gregório VI não foi feliz. Ele foi forçado a abdicar e morreu no exílio em 1048.
5 – São Martinho I
São Martinho I foi o último a morrer como mártir. Ele foi o Papa entre 649 e 653. Sua eleição não foi aprovada pelo imperador bizantino, que sequestrou São Martinho, levou-o para Constantinopla, o depôs, condenou-o e exilou-o (que bruto). Apesar de seu curto papado, Martinho I convocou um conselho que condenou certos atos que tinham o apoio do Imperador Constâncio II, e por isso foi preso e exilado. Morreu dois anos depois de seu exílio, no sul da Ucrânia, de maus-tratos e negligência.
4 – Bento IX
Bento IX foi um dos papas mais jovens e o único que vendeu o papado (como você leu acima). Ele também é o único papa ter reinado três vezes distintas. Seu primeiro mandato como Papa foi de 1032 a 1045 quando foi deposto pelo papa Silvestre III. Menos de um mês depois ele vendeu o papado de seu padrinho Gregório VI. Em 1047, ele instalou-se como papa para seu terceiro mandato, mas menos de um ano depois ele foi forçado a retirar-se para um mosteiro, onde se arrependeu de seus pecados, renunciou oficialmente como papa e passou o resto de sua vida fazendo penitência. Seu papado é um dos eventos mais vergonhosos da história da Igreja.
3 – São Silvério
São Silvério foi o primeiro Papa a ser deposto à força. Ele “papou” de 536 a 537. Em março de 537, a imperatriz bizantina Theodora capturou-o e exilou-o de Roma para a ilha de Palmaria onde permaneceu preso até a sua morte de fome em 11 de novembro, 537. Ele foi declarado santo por aclamação popular (em oposição a canonização) e agora é o santo padroeiro de Ponza, na Itália.
2 – São Ponciano
São Ponciano foi o 18º Papa e reinou 230-235. Ele é mais conhecido como o primeiro Papa a abdicar. Ele abdicou porque o Imperador romano (Maximino Thrax) reverteu a política romana na tolerância aos cristãos e mandou prende-lo. A única opção de Ponciano era a abdicar para que outro Papa pudesse assumir. Foi martirizado pouco depois de sua abdicação.
1 – Bento XVI
O mais velho dessa lista, Bento XVI é o primeiro a entregar o cargo em 600 anos. Seu papado começou em 2005, após a morte de um dos Papas mais populares da história, João Paulo II. Enfrentou diversos escândalos de abuso infantil dentro da igreja e, mais recentemente, o vazamento de documentos confidenciais do Vaticano.
Bento XVI é o penúltimo Papa da profecia dos Papas. O próximo, segundo a profecia, é conhecido como Pedro e será o último. Com toda essa tensão e o problema gerado com a existência de um ex-Papa, não é de se duvidar.
Fonte: O Fuxico gospel