back to top
sexta-feira, abril 19, 2024

Top 5 da semana

Saiba tudo sobre o primeiro simpósio realizado pela Associação Brasileira de Mídias Evangélicas (ABME)

“Mídia evangélica relevante” foi o tema do primeiro simpósio realizado pela Associação Brasileira de Mídias Evangélicas (ABME), cujo palestrante foi Jorge Antonio Barros, jornalista cristão com mais de 30 anos de carreira, passagem por grandes veículos de comunicação do país, vencedor de dois prêmios Esso (um dos mais importantes da categoria) e, atualmente, editor de mídias sociais da coluna Ancelmo Góis, do jornal O Globo. 

O evento aconteceu dia 9 de junho no Hotel Windsor Guanabara, Centro do Rio de Janeiro, e reuniu mais de 100 representantes de veículos de imprensa, autoridades eclesiásticas e diversas lideranças do segmento.

📱 Participe dos canais do Fuxico Gospel no WhatsApp.

Jorge Antonio Barros lembrou sua trajetória, desde a conversão a Cristo em uma cruzada de Billy Graham, em 1974, e, depois, estagiário do jornal do Brasil, quando fez sua primeira grande reportagem, denunciando a injustiça e violência sofridas por presidiários no sistema carcerário do Rio de Janeiro.

 Foi nesse momento que entendeu e abraçou a profissão como uma missão; missão esta que é acompanhada pela constante reflexão sobre o papel do jornalista na sociedade. – “Os jornalistas evangélicos deveriam ser os primeiros a prezar pela verdade. O jornalista tem que cumprir isso; o jornalista evangélico, em dobro. Mas, muitas vezes, os veículos estão comprometidos com as verdades de suas instituições”, criticou.

Para Barros, a mídia evangélica tem duas funções: evangelística e informativa, esta última devendo “prezar o melhor do jornalismo”, isto é, o chamado jornalismo investigativo, caracterizado pela apuração e abordagem profunda dos fatos, como “instrumento da imprensa e, por consequência, da sociedade, para servir o público e não
a interesses privados”, nunca substituindo, contudo, o poder da Justiça ou do Ministério Público.

“Além de tudo, na minha opinião, o jornalismo sério, de qualidade, poderia contribuir, no caso evangélico, para restaurar a credibilidade da igreja nos setores que hoje estão bastante céticos, apesar do crescimento da igreja, que, no Brasil, se deu de uma forma desorganizada e, muitas vezes, eticamente questionável”, disse Barros.

O presidente da ABME, Orli Rodrigues, também falou da expectativa da associação para o segmento, tanto no campo editorial como comercial. – “Chegará um tempo em que estudantes almejarão desempenhar sua vocação em um veículo sério, forte e que seja também abençoador. 

E está chegando o tempo em que os veículos de nosso segmento conseguirão superar a barreira da sobrevivência. 
Teremos firmeza financeira para investir em contratações, qualificação, circulação e teremos a visão nítida da missão a cumprir”.

Na ocasião, foram homenageados o presidente de honra da ABME, reverendo Izaias Maciel, como primeiro membro benemérito, e como membros benfeitores Maurício Soares, da Sony Music, Fernando Vasconcelos, da II Caerj, Jhonatan Pache, do Colégio Futuro Vip, Cláudia Fontes, da Som Livre, Nelson Monteiro, da Águia Mix, o apresentador Carlos Bianchini e o deputado federal Arolde de Oliveira.
 Foram mencionadas ainda as presenças do diretor executivo da Convenção Batista Brasileira (CCB), pastor Sócrates Oliveira, de Mario Fernando, editor da revista Comunhão, de Vitória (ES), Egídio Mascena, da editora El Shadday, de Natal (RN), Erich Prates, da Revista Feliz cidade, e Emerson Medeiros, da Radio Cidade AM 1120 – ambos da Primeira Igreja Batista de São José dos Campos (SP), do apóstolo Jonas Madureira, de São Paulo (SP), Andrea Iorio, representante no Brasil do grupo responsável pelo site“Par Perfeito” e “Divino Amor”, e o pastor Zaqueu Medeiros, presidente do ministério “Amo Você” e gestor do site cristão de relacionamento “Amo Você Encontro”.

O reverendo Guilhermino Cunha apresentou o instituto que leva seu nome e a devocional foi ministrada pelo reverendo Marcos Batista, da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). 

Os momentos de louvor foram conduzidos pelos cantores Natália Mesquita e Rafael Vaz, da gravadora Águia Mix, e também por Gabriela Asafe.

Sobre a ABME (box) e Mércia Machado, representando o site, O Fuxico Gospel.

A ABME foi criada no dia 26 de junho de 2013 e reúne mídias impressas, eletrônicas e digitais, além de comunicadores, em geral. Atualmente, compõem a associação 20 jornais, cujo alcance é de mais de 1 milhão de leitores por mês, 22 rádios, bem como sites, blogs e mídias sociais.

 O objetivo geral da ABME é fomentar o desenvolvimento de seus associados, aumentando o poder de voz dos evangélicos no Brasil e gerando recursos financeiros para seus afiliados através de parcerias com o governo, nos âmbitos municipal, estadual e federal, e com agências de propaganda e marketing.
Nas fotos abaixo, Mércia Machado representante do O Fuxico Gospel no Rio, posa ao lado do editor do Jornal O GLOBO e CARLOS BIANCHINI

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Please enter your name here

popular