Na manhã da última Segunda-Feira (30), o Senado realizou um sessão solene em homenagem aos 500 anos da Reforma Protestante.
Cristóvam Buarque (PPS-DF) enviou uma mensagem em homenagem a data especial, que recebeu o nome de “Lutero: ética, inteligência e coragem”, e foi presidida pelo Senador José Medeiros (Pode-MT).
A sessão solene também contou contou com a participação da senadora Ana Amélia (PP-RS).
O evento teve apresentação do coral da Igreja Presbiteriana de Brasília e a presença de representantes de diversas igrejas.
Entre eles Armando Maurmann (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), reverendo Juarez Marcondes Filho (Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil), José Inácio Ramos (Instituto Presbiteriano Mackenzie), Dalcido Gaulke (pastor Sinodal da Igreja Luterana). Também esteve presente o embaixador da Eslovênia, Alain Brian Bergant.
A data marca o aniversário das 95 teses criadas pelo ex-frade alemão Martinho Lutero, que provocaram um racha no cristianismo e deram origem ao que ficou conhecido como Reforma Protestante.
Os documentos escritos por Lutero dirigiam uma série de críticas à Igreja Católica, entre elas a de “mercado do perdão divino”, que vigorava na época.