Líderes evangélicos emitem nota contra suposto pastor da Mangueira

O documento assinado por 23 pastores, aponta o interesse de “partidos políticos de esquerda” em “aproximar-se dos evangélicos com fins eleitorais”,


8 meses atrás | Caio Rangel



Pastor Henrique Vieira (Reprodução)Pastor Henrique Vieira (Reprodução)

Henrique Viera tem chamado a atenção dos evangélicos pelos seus posicionamentos contraditórios a Palavra de Deus. Ele se denomina pastor evangélico, e irá desfilar na  Estação Primeira de Mangueira no Carnaval 2020.

As atitudes estranha do “pastor”,  levaram os pastores do Rio de Janeiro a emitirem um manifesto criticando este comportamento.

O documento assinado por 23 líderes evangélicos, aponta o interesse de “partidos políticos de esquerda” em “aproximar-se dos evangélicos com fins eleitorais”, destacando o interesse da mídia em tentar apresentar como pastores pessoas que defendem valores opostos aos defendidos pelo segmento.

+ “Deus nos justifica quando a gente reconhece”, afirma pastor Reuel Bernardino

O manifesto é assinado por líderes de grandes igrejas do Rio de Janeiro.Os líderes evangélicos afirmam que não reconhecem Henrique Vieira como pastor evangélico e aponta diversas ideias controversas defendidas por ele.

Leia na íntegra.

É fato notório que partidos políticos de esquerda estão buscando aproximar-se dos evangélicos com fins eleitorais. O contingente da mídia que sempre discriminou os evangélicos parece ter alterado seu mecanismo de atuação após anos desqualificando os pastores. Agora, vemos a tentativa de apresentar ao grande público como “pastores” pessoas que, embora apresentem-se como tal, defendem ideias, valores e comportamentos diametralmente opostos aos que historicamente professamos.

Reiteramos nosso posicionamento em favor da absoluta liberdade religiosa, da liberdade de escolha e da livre manifestação de pensamento. No entanto, repudiamos a tentativa de captura da fé por ideologias e partidos, assim como a tentativa de promover ideias e posicionamentos confusos ao povo evangélico e seus interlocutores no que tange aos pressupostos e implicações da fé cristã.

Nesse sentido, tornamos público que não reconhecemos o Sr. Henrique Vieira como pastor evangélico, mas tão somente como um militante de esquerda que visa à captação de votos dos evangélicos. Por conseguinte, declarar-se “pastor” não é condição suficiente para sê-lo.

Os pastores evangélicos afirmam que: a) Jesus é o Salvador do mundo, dos homens e mulheres de todos os tempos, lugares e culturas; b) o Deus Trino (Pai e Filho e Espírito Santo) é a fonte e o destinatário da nossa oração; c) Maria concebeu Jesus por obra do Espírito Santo antes de habitar com José, com quem estava desposada; d) a unidade do Corpo de Cristo implica a busca da comunhão entre os cristãos e o respeito às outras religiões para a promoção de uma sociedade mais pacífica, justa e fraterna; e) a vida tem início na concepção, sendo que a prática do aborto se apresenta como assassinato de inocentes; f) a drogadição, por experiência, destrói vidas e famílias, o que fica evidente pelas inúmeras comunidades terapêuticas destinadas ao tratamento e recuperação de adictos; g) é legítima a utilização dos meios de comunicação social para o anúncio do Evangelho; h) o diálogo e a justiça social são princípios bíblicos, fundamentais para o posicionamento social cristão; i) as igrejas evangélicas acolhem toda sorte de pessoas, propondo vida nova e por essa razão têm crescido em número de fiéis; j) as igrejas evangélicas realizam extenso trabalho social com pobres, órfãos, toxicômanos, moradores de rua, presidiários e a sociedade em geral, de forma regular e, em ocasiões de catástrofes, de forma especial.

O Sr. Henrique Vieira posiciona-se, em contrapartida, afirmando: a) possíveis traços raciais de Jesus como mais relevantes que a salvação universal por Ele oferecida a todos; b) sua participação no desfile carnavalesco da Escola de Samba Mangueira no qual irá cantar “Mangueira, teu samba é uma reza”; c) Maria como “mãe solteira”; d) que as igrejas evangélicas criam um ambiente “antidemocrático, hostil e excludente para mulheres, negros, fiéis de religiões de matriz africana e militantes dos direitos humanos”; e) sua posição favorável à legalização do aborto; f) sua posição favorável à legalização das drogas; g) sua posição contrária aos programas televisivos promovidos pelas Igrejas Evangélicas; h) o diálogo e a justiça social a partir de ideologia político-partidária.

Considerando a manifestação pública do Sr. Henrique Vieira – que se declara pastor evangélico – de que irá desfilar na Escola de Samba Mangueira durante o Carnaval, reafirmamos a primazia da consciência e dos direitos individuais, mas nos posicionamos contrariamente à incoerência evidente entre alguns valores, atitudes e comportamentos explicitados pelo Carnaval e a fé cristã e o pertencimento a uma Igreja ou Comunidade Evangélica.
Reconhecemos que o meio evangélico contempla uma variedade de visões e interpretações acerca das realidades humana, social e religiosa. Contudo, há elementos básicos que identificam nossa cosmovisão e suas implicações existenciais e sociais, sendo que, alguns deles, apresentamos acima.

Reafirmando o direito humano fundamental de escolha e consequente respeito às escolhas individuais, registramos nossa posição acerca das manifestações do Sr. Henrique Vieira, que não possui legitimidade para se posicionar como representante da grande maioria do povo evangélico da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil.
Rio de Janeiro, 06 de fevereiro de 2020.

Bispo Abner Ferreira
Advogado e Pastor
Presidente Da Assembleia de Deus Madureira (RJ)

Pr. Jonatas Prattis.
Assembleia de Deus Madureira

Pr. Edvaldo Nascimento
Membro da Nova Igreja /
Lider Missão Somos Um

Pr. Clóvis Barbosa Ramos
Assembleia de Deus Pronto-Socorro de Jesus

Pr. Wagner dos Santos
Ministério Assembleia de Deus em Benfica

Pr. Josué Gonçalves da Silva
Igreja Batista Céu Abençoado

Pr. André Haroldo
Igreja Batista da Palhada

Pr. Alex Romano
Igreja Batista Jardim de Arimatéia.

Pr. Wagner José dos Santos Oliveira
Frente Missionária do Reino na Mangueira

Pr. Silas Esteves
Comunidade Betesda.

Pr. Paulo Cotta
Igreja Batista Filadélfia

Pr. Marcos Vinícius
Casa de Oração

Bispo Daniel Malafaia.
Pastor Presidente da Assembleia de Deus em Campo Grande (RJ)

Pr. Magner Ferreira
Advogado e pastor
Presidente da Assembleia de Deus em Marechal Hermes (RJ)

Pr. Samuel Goncalves
Assembleia De Deus em Cabo Frio (RJ)

Pr. Rinaldo Dias
Advogado e pastor
Presidente da Assembleia de Deus em Volta Redonda (RJ)

Pr. Jose Carlos Lessa
Advogado e pastor
Presidente da Assembleia De Deus em Itaperuna (RJ)

Pr Antônio Paulo Antunes
Pastor Presidente
Assembleia de Deus em Bairro Amazonas (RJ)

Pr. Orivaldo Aparecido Prattis
Advogado e Pastor Presidente da Assembleia de Deus em Queimados (RJ)

Pr. David Cabral
Pastor Presidente da Assembleia de Deus em Seropédica (RJ)

Pr. Roberto Ribeiro
Advogado e Pastor Presidente da Assembleia de Deus em Itaguaí (RJ)

Pr. Davidson Pereira de Freitas
Primeira Igreja Batista em Heliópolis (RJ)

Pr Alberto Stassen –
Pastor Gestor na Igreja Batista em Rancho Novo (RJ)




publicidade

Mais artigos

Agenor Duque em Israel

Aos fiéis, o apóstolo gravou um vídeo antes de embarcar.


Fernanda Brum e Novo Som farão live juntos nesta sexta; Veja como assistir

O evento Celebrando a Vida, capitaneado pelo empresário Doninha, já virou um dos principais eventos gospel durante a pandemia causada pelo novo Coronavírus


Mundo das lives: Entenda o que está por trás das lives gospel

Um dos líderes no cenário, é o empresário Doninha, que já atua a mais de 20 anos no segmento gospel


Xuxa posta foto de animal sangrando, e pastor detona; “hipócrita”

Às gargalhada, o pastor Wesley Ros mostrou uma enorme incoerência no discurso da "Rainha dos Baixinhos"


Depressão? Whindersson Nunes diz que tem “saudade de ser feliz” e assusta seguidores

"Eu tenho saudade de quando eu era feliz o dia inteiro." escreveu o artista.


Mulher é espancada por pastor dentro da igreja no culto de domingo

Após a confusão o pastor fugiu e a polícia está a sua procura. Ele excluiu seus perfis nas redes sociais do ar.


Fernanda Brum desabafa sobre homossexuais na igreja

A resposta de Fernanda, que é acompanhada pelo marido, o também pastor e produtor musical Emerson Pinheiro, é bem diferente do que pensa o cantor André Valadão.


Depois de falar de Jesus, Jojo Todynho canta ponto de Pomba Gira em “A Fazenda”

Se chocou evangélicos, agradou a membros de religiões de matrizes africanas.


É mole? Flordelis pode ganhar R$2 milhões com história da morte do marido

Uma produtora americana teria oferecido U$$ 400 mil dólares pela história


A dura punição da Deus é Amor contra o pastor que agrediu a esposa ao vivo

Em um vídeo, o pastor David Miranda Neto falou sobre o caso, e reforçou o repúdio ao que fez o tal pastor.