A Estação Primeira de Mangueira vem sendo muito criticada pelo enredo que escolheu para apresentar na Sapucaí. Além disso, várias personagens polêmicos irão representar Jesus no desfile.
O colunista Leo Dias revelou, durante o seu programa na Rádio Metrópoles, que o enredo intitulado “A Verdade vos Fará Livre” terá a rainha de bateria da escola, Evelyn Bastos, como uma das intérpretes de Jesus na Avenida.
+ Gilberto Gil diz que “Deus é uma invenção do homem” e revolta internautas
O Jesus da Mangueira defende diversos temas contrários às crenças cristãs, e tem como um dos autores o “pastor” Henrique Vieira, apoiador de Lula e defensor do aborto e ativista das causas LGBT.
Um manifesto assinado por vários pastores do Rio de Janeiro repudia a escolha do tema para o desfile da escola em 2020. Além disso, uma petição online chamou o tema de “marxismo cultural”.
Os líderes evangélicos também afirmaram que não reconhece Henrique Vieira como pastor, e chamaram o enredo de uma “tentativa de captura da fé através de ideologias e partidos” . O manifesto também acusa a Mangueira de “promover ideias e posicionamentos confusos ao povo evangélico”.