back to top
sexta-feira, abril 19, 2024

Top 5 da semana

Pastor José Carlos critica ‘melismas’ e revolta cantores gospel

O cantor gospel Ton Carfi dividiu a opinião dos cantores gospel e de seus seguidores ao publicar um vídeo do pastor José Carlos, presidente da Assembleia de Deus da Paraíba, criticando os cantores que usam melisma nas apresentações.

Melisma é a técnica de transformar a nota de uma sílaba de um texto enquanto ela está sendo cantada. A música cantada neste estilo é dita melismática.

📱 Participe dos canais do Fuxico Gospel no WhatsApp.

Alguns cantores gospel famosos se utilizam da técnica para cantar, tais como: Eli Soares, Leonardo Gonçalves, Sérgio Saas, o próprio Ton Carfi, entre outros.

Carfi compartilhou o vídeo do religioso e pediu para os seus seguidores opinarem sobre a sua declaração.

A princípio, o cantor gospel disse que concordava com o pastor, porém, nos Stories da rede social, ele explicou detalhadamente o seu ponto de vista.

Ton afirmou que não queria criticar o pastor, mas discordou com o mesmo em alguns pontos. Ele disse que o religioso está certo dentro da cultura em que vivemos, pois quando se improvisa e faz melismas, isto acaba descaracterizando a música.

No entanto, ele destacou que quando se junta a questão espiritual com o melisma, gera um equivoco, porque o cântico judaico é cheio dele, e a técnica não tira a unção.

“Provavelmente, quando Davi cantava os Salmos, ele devia cantar fazendo muito melisma, muito mais do que nós fazemos hoje. Quando Jesus cantava os hinos, com certeza Jesus fazia muito melisma, porque essa é a forma do judeu cantar”, disse.

Apesar de Ton Carfi ter compreendido a fala do pastor, alguns cantores gospel, e também seculares, criticaram a fala do religioso no post do cantor, o que causou uma polêmica que dividiu a opinião de todos.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Please enter your name here

popular