Um pastor da Igreja Portas Abertas, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, identificado como Alexander Ribeiro, foi detido por investigadores da Polícia Civil.
Segundo as investigações, pelo menos quatro mulheres foram abusadas sexualmente pelo religioso na capital mineira.
O pastor Alexander é influente na comunidade, e apenas no seu perfil pessoal do Instagram, ele possui cerca de 500 mil seguidores. A conta foi excluída.
A delegada Cristiana Angelica, da delegacia especializada em investigação de violência sexual, revela detalhes das denúncias. “O pastor é um líder influente na região. Aproveitando da condição de líder religioso, ele abusava das vítimas”, destacou. Segundo ela, todas as vítimas relataram o mesmo “modus operandi”.
“O pastor se aproveitava das vítimas, que estavam muitas vezes com problemas financeiros, amorosos e de saúde. Elas pediam a ele que orassem por elas”. Segundo a polícia, as orações eram realizadas em uma sala separada, onde ele cometia os crimes.
Quando era confrontado pelas vítimas, o religioso se dizia “influente politicamente”, que tinha amigos criminosos e que nada aconteceria a ele”, informou a delegada.
O pastor responde pelo artigo 215, violência sexual mediante fraude. A pena vai de 2 a 6 anos. No depoimento, ele nega o crime.
“É importante a divulgação da investigação porque acreditamos que existam outras vítimas que, por vergonha, medo ou receio, não procuram a delegacia. Pedimos que todas procurem as autoridades policiais”, completou a delegada.