Ícone do site Fuxico Gospel

Pastor de 85 anos é denunciado por abuso e importunação sexual

Pastor Joaquim Gonçalves (Reprodução)

O pastor Joaquim Gonçalves Silva, de 85 anos, foi denunciado por abuso e importunação sexual por pelo menos quatro mulheres.

Os casos teriam acontecido entre os anos de 2002 e 2021, dentro da Igreja Igreja Tabernáculo da Fé, em Goiânia.

Todas as denúncias coincidem com o fato dos abusos. Por estarem abaladas emocionalmente, as vítimas costumavam pedir ajuda ao pastor. Elas também contaram que eram ameaçadas por ele.

Segundo os relatos, as vítimas eram abusadas quando pediam conselhos ao líder religioso e eram ameaçadas de “maldição”, caso revelassem os atos.

Uma jovem de 17 anos relatou que o pastor a beijou, quando foi buscar a ajuda dele por problemas no casamento em janeiro deste ano.

“Passou a mão pelos meus seios e desceu até embaixo, quando eu o interrompi”, contou a jovem em um vídeo.

Mais três casos foram registrados entre janeiro e abril deste ano na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

Uma mulher de 37 anos disse que foi abusada em 2015. Outra de 40 disse que foi assediada pelo idoso em 2018. Por fim, uma outra vítima sofreu assédio entre 2002 e 2006.

“Quando contei para minha família, ele mandou um aviso, pelo meu irmão, que alguém iria machucar eu, meu marido e meu filho, caso eu o denunciasse”, contou uma das vítimas à TV Anhanguera, filiada da Globo no estado.

A Igreja Tabernáculo da Fé ainda não se manifestou sobre as acusações contra o pastor de sua denominação, Joaquim Gonçalves Silva.

Sair da versão mobile