Um casal membro da Igreja Batista Atitude de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, foi acusado de racismo após a publicação de uma foto nas redes sociais.
Na imagem, o dois que são brancos estão com os rostos pintados com tinta preta e com perucas simulando o cabelo ‘black power’, para uma festa fantasia na igreja.
De acordo com a Igreja Batista Atitude, a celebração aconteceu no último sábado (23), e os participantes foram fantasiados segundo a escolha deles.
A denominação destacou que o casal não tinha conhecimento sobre o blackface – o ato de se fantasiar de negro para entretenimento dos brancos, geralmente acompanhado de estereótipos – e se fantasiou sem nenhuma intenção de ser racista.
Com a repercussão negativa, a imagem foi excluída das redes sociais. No entanto, os representantes do Movimento Negro já tinham salvado a foto em questão.
“Pra deixar bem claro: atitudes como essa são práticas racista e racismo é crime. Solicito uma atitude do poder público e dos órgãos judiciais em relação a essa atitude”, disse a coordenadora do Movimento Beleza Negra, Adriana Rangel.
Além disso, a Comissão de Educação, Assistência Social e Defesa dos Direitos Humanos da Câmara de Vereadores entrou com uma notícia-crime no Ministério Público (MPRJ).
“Não é razoável admitirmos uma pessoa branca pintar seu rosto e corpo de preto – a prática conhecida como blackface – ofende pessoas negras. A prática é considerada preconceituosa porque reforça estereótipos de pessoas negras, quando, na verdade, nós somos diversos, temos boca, nariz, pele, cabelo e trejeitos diferentes uns dos outros”, diz um trecho da nota publicada pelo órgão.
Nota da Igreja Batista Atitude
A Igreja Batista Atitude, liderada pelo pastor Wallace Cardoso, publicou por meio das suas redes sociais uma nota sobre o caso.
“A igreja Batista Atitude em Petrópolis vem por meio desta nota informar que foi realizada uma festividade no último sábado, dia 23, em que os participantes foram vestidos de fantasias escolhidas a critério de cada um, individualmente. As partes envolvidas não tinham conhecimento do que é “Blackface”, portanto, fizeram suas fantasias sem intenção de serem racistas”
“Sabemos quem somos coom igreja e jamais admitiremos qualquer tipo de discriminação em nosso meio. Nós em momento algum fizemos qualquer tipo de discriminação. Nós amamos a todos, sem exceção, assim como Cristo nos ensina em João 13:34. Atenciosamente, Pr. Wallace Cardoso.”
View this post on Instagram