Nos Estados Unidos, um aluno e atleta de New Hampshire está processando sua escola após ser suspenso de um jogo de futebol por, supostamente, ter expressado a sua opinião de que existem “apenas dois gêneros”.
No processo que foi aberto no dia 4 de novembro, é dito que a suspensão violou o direito constitucional do estudante à liberdade de expressão e a Declaração de Direitos de New Hampshire, porque ele expressou suas crenças religiosas, conforme relatou o Portsmouth Herald.
O estudante identificado apenas como M.P. é calouro na Exeter High School, escola secundária pública em Exeter.
Segundo a ação, o aluno suspenso tinha se envolvido em conversas sobre pronomes da língua espanhola no ônibus. Uma aluna que ouviu a conversa disse que havia mais de dois gêneros e ele argumentou que não.
Após o ocorrido no ônibus, a ação judicial afirma que os dois alunos trocaram textos sobre identidade de gênero, o que resultou na suspensão de um dia.
De acordo com o processo, os administradores de EHS não tinham o direito de suspender o aluno, pois as supostas mensagens de textos foram enviadas enquanto estavam fora do campus.