Ícone do site Fuxico Gospel

André Mendonça elogia indicado de Lula para ser ministro do STF

André Mendonça e Cristiano Zanin (Reprodução)

O ministro Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, que também é pastor e único evangélico na corte, afirmou que o advogado Cristiano Zanin, que atuou na defesa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seus crimes de corrupção, teria os critérios e os requisitos para ser ministro da Corte.

André Mendonça foi indicado pelo ex-presidente Bolsonaro (PL), para ocupar a vaga deixada por Marco Aurélio, que se aposentou da Corte depois de 31 anos de serviço.

Conhecido como terrivelmente evangélico, Mendonça foi criticado na web por seus elogios ao indicado do petista para o STF.

“Quero desejar sucesso na trajetória no Senado. Eu entendo que é uma prerrogativa do presidente da República. Cabe ao Senado avaliar os critérios, os requisitos, que a princípio eu entendo que ele tem”, disse.

Mendonça não é o único a fazer comentário elogioso ao advogado pessoal do petista, os ministros Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Luiz Fux e Nunes Marques também elogiaram Zanin.

“O dr. Cristiano Zanin atuou com elevada qualidade profissional em casos que tramitaram perante o Supremo. Minha visão dele é a de um advogado sério e competente, que exibiu dedicação ao cliente e conduta ética, mesmo diante da adversidade. Da minha parte, será muito bem-vindo”, disse o ministro Luís Roberto Barroso.

Gilmar Mendes se manifestou por meio do Twitter, dizendo ser uma indicação “positiva, de uma pessoa qualificada que vai integrar-se bem ao tribunal”.

No último dia 19 de maio, Mendonça recebeu uma homenagem em um jantar promovido pelo Prerrogativas.

O grupo é composto por advogados alinhados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O evento aconteceu na casa do advogado Roberto Podval, em São Paulo

Sair da versão mobile