Ícone do site Fuxico Gospel

Arcebispo diz que ‘Pai Nosso’ pode ser ‘problemático’ por ser patriarcal

Stephen Cottrell (Reprodução)

Stephen Cottrell, arcebispo de York no Reino Unido, está recebendo críticas após levantar questionamentos sobre o uso da palavra “pai” na oração do “Pai Nosso”.

“Eu sei que a palavra ‘pai’ é problemática para aqueles cuja experiência de pais terrenos é destrutiva e abusiva, e para todos que têm enfrentado um controle opressivo e patriarcal na vida”, afirmou Cottrell em discurso de abertura do Sínodo Geral da Igreja Anglicana, nesta sexta-feira (7).

Em seu discurso na reunião, uma espécie de assembleia periódica para deliberar sobre temas estruturais dessa que é uma das maiores igrejas protestantes do mundo, o arcebispo falava sobre união e fraternidade.

“No mundo de hoje, o sentimento de pertencimento a uma única família humana está desaparecendo, e o sonho de trabalhar juntos pela justiça e pela paz parece uma utopia ultrapassada”, disse, citando um discurso do papa Francisco. “Com isso em mente, quero voltar à oração que Jesus ensinou a seus amigos, a Oração do Senhor, como a chamamos.”

A declaração provocou reações de outros líderes da Igreja Anglicana, incluindo o presidente do grupo conservador anglicano Mainstream, Dr. Chris Sugden. Em uma entrevista ao The Guardian, Sugden questionou a posição de Cottrell e sugeriu que ela ia contra os ensinamentos de Jesus.

“O arcebispo de York está insinuando que Jesus estava errado? Parece que alguns líderes da igreja optam por seguir a cultura em vez das Escrituras. Se as pessoas tiveram relacionamentos difíceis com seus pais terrenos, então a alternativa é redescobrir a verdadeira natureza da paternidade através de Cristo”, defendeu Sugden.

Na web, cristãos conservadores estão criticando as declarações do arcebispo Stephen Cottrell, sugerindo que o religioso segue uma agenda ideológica de esquerda.

 

Sair da versão mobile