Ícone do site Fuxico Gospel

Governo da Nicarágua prende mais um padre crítico à ditadura de Ortega

Daniel Ortega (Reprodução)

Na Nicarágua, o regime ditatorial de Daniel Ortega, prendeu outro padre no mais recente caso de um sacerdote alvo da repressão cada vez maior à Igreja Católica no país.

Fernando Zamara, crítico do governo, foi detido no domingo (9), na capital Manágua, após assistir a uma missa presidida pelo principal líder católico do país, o cardeal Leopoldo Brenes.

O motivo da prisão não foi explicado, nem pela polícia ou pelo regime de Ortega. O padre também desempenha funções administrativas na diocese de Siuna, no norte.

A prisão do padre Fernando Zamara, se soma a no mínimo outros quatro padres detidos no país por criticarem o governo. Somente esse ano, sete sacerdotes foram expulsos do país, e três, impedidos de reingressar, como o nicaraguense Juan Carlos Sánchez, após viajar para a Bolívia e os EUA. Outros seis religiosos fugiram.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), amigo de Daniel Ortega, disse ao papa Francisco no mês passado que falaria com o ditador sobre a situação de alguns padres, como Rolando Álvarez, condenado a 26 de prisão por traição.

Esse mês, quatro freiras brasileiras foram expulsas da Nicarágua pelo regime de Daniel Ortega. Odeputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, enviou ao chanceler Mauro Vieira ofício cobrando providências.

Sair da versão mobile