A filha do pastor Jorge Linhares, a pastora Daniela Linhares, divulgou nesta quarta-feira (2) um comunicado oficial para esclarecer sua posição em relação à polêmica parceria entre a Igreja Batista Getsêmani e o pastor David Lacerda, conhecido nas redes como o “pastor do Pix”.
Em nota assinada por sua assessoria jurídica, Daniela afirma que não participou da decisão que levou Lacerda a assumir os cultos de terça-feira na sede da igreja em Belo Horizonte (MG), e esclarece que estava focada em questões de saúde no período em que a parceria teria sido firmada.
“Na ocasião dos fatos, a pastora estava voltada para o cuidado de sua própria saúde e, portanto, não estava plenamente ciente das circunstâncias que envolviam tal situação”, diz o texto.
Ainda segundo a nota, Daniela Linhares se posicionou contra a vinda de David Lacerda à igreja ao tomar conhecimento do assunto, mesmo mantendo um “conhecimento prévio” com o pastor.
“Ao tomar conhecimento da possível vinda do referido pastor […] a Pastora expressou preocupação e se posicionou contrariamente à sua integração à Igreja Batista Getsêmani (Missão Buritis)”, completa o comunicado.
A declaração surge após repercussão da reportagem publicada pelo perfil @ofuxicogospeloficial, revelando o acordo entre o pastor Jorge Linhares e David Lacerda, que teria envolvido divisão da arrecadação dos cultos no modelo “meio a meio”. A presença de Lacerda na igreja causou desconforto entre membros e líderes, sobretudo pela sua imagem polêmica nas redes e seu histórico de três casamentos.
A nota da pastora também reafirma sua fidelidade à liderança de Jorge Linhares, seu pai, e à doutrina batista:
“A atuação da Pastora Daniela na Igreja Batista Getsêmani sempre foi e continua sendo pautada pelo respeito ao Estatuto, à doutrina Batista e à liderança do Pastor Presidente Jorge Linhares.”
Por fim, a pastora informa que irá tomar medidas legais para proteger sua imagem, que segundo ela tem sido envolvida indevidamente em decisões com as quais não concorda.
A ausência da esposa de Jorge Linhares, Glenda Linhares, nas programações públicas da igreja, e a crescente atuação de Daniela como vice-presidente, já vinham alimentando especulações sobre possíveis tensões internas e um processo de transição velada na liderança da Getsêmani.
Até o momento, nem Jorge Linhares nem o pastor David Lacerda se pronunciaram publicamente sobre os termos da parceria.