A Editora Recriar publicou uma nota de retratação nesta semana após críticas à divulgação de uma frase polêmica em suas redes sociais. O texto, usado para promover o livro Racismo e Teologia, de Willie J. Jennings, dizia que “os africanos foram domesticados pela fé cristã”.
A repercussão foi imediata. Acadêmicos e leitores classificaram a frase como reducionista e desrespeitosa. A própria editora admitiu o erro e explicou que a frase deveria ter sido apresentada como pergunta, e não como afirmação.
“A Editora Recriar pede desculpas pelo erro. Explicamos que o texto em questão deveria ser uma pergunta e não uma afirmação”, declarou Iago Gonçalves, diretor geral da editora. Ele acrescentou que a Recriar segue comprometida com as “lutas antirracistas” e com a valorização das diferenças culturais e religiosas.
Emiliano Jamba reage e cobra retratação
Entre as vozes mais críticas à publicação esteve o teólogo, escritor e pesquisador Emiliano Jamba, autor publicado pela própria Recriar. Ele repudiou o conteúdo e destacou que a frase deturpa décadas de reflexão da intelectualidade africana e o próprio pensamento de Jennings.
“Enquanto teólogo africano e autor da Recriar, manifesto meu profundo repúdio à publicação que afirma de maneira equivocada e reducionista que ‘os africanos foram domesticados pela fé cristã’”, afirmou Jamba.
O pesquisador destacou ainda que o cristianismo, embora tenha sido usado como instrumento do colonialismo, jamais conseguiu apagar a resistência cultural e espiritual africana.
“A frase publicada não apenas desrespeita a riqueza da intelectualidade africana, que vem há décadas desmentindo esse equívoco, como também distorce o pensamento de Jennings, atribuindo-lhe uma interpretação que não condiz com sua obra”, escreveu.
Na mesma nota, Jamba cobrou retratação pública e imediata da editora.
“Exigimos, assim, retratação imediata e pública por parte dos responsáveis pela publicação, já que ela vai, inclusive, contra os ideais da editora. Pela memória, pela dignidade, pela resistência e pela indocilidade africana.”
A frase em questão foi publicada como parte da campanha de divulgação do livro Racismo e Teologia, obra do norte-americano Willie James Jennings, um dos principais nomes da teologia contemporânea. Jennings analisa a relação histórica entre colonialismo, fé cristã e raça.
Para Emiliano Jamba, no entanto, o conteúdo publicado pela Recriar omitiu aspectos fundamentais da obra, sugerindo que a fé cristã teria conseguido “domesticar” completamente os africanos.
Citando pensadores como Achille Mbembe, Jamba ressaltou que, apesar das tentativas coloniais de impor submissão, houve sempre resistência e ressignificação. Ele lembrou do conceito de “indocilidade africana”, que traduz a capacidade dos povos africanos de reinterpretar o cristianismo a partir de suas próprias matrizes culturais.