back to top
quinta-feira, abril 25, 2024

Top 5 da semana

A banda que já foi ícone da música gospel e definhou no secular

Quando três irmãos e mais dois amigos se juntaram para fazer uma banda, talvez não imaginassem que iriam tão longe e fazer tanto sucesso.

Foi assim o início da banda Catedral em meados de 1987 na cidade de Nilópolis interior do RJ. O grupo teve origem na igreja “Presbiteriana”, tendo sua temática musical totalmente voltada para o mercado gospel.

📱 Participe dos canais do Fuxico Gospel no WhatsApp.

+ Banda Catedral é destaque na revista Billboard/Brasil

Catedral alcançou o disco de ouro logo no primeiro “LP” em 1987, e 5 anos depois em 1994, a banda chegou  à “MK Publicitá”, para ser um dos principais artistas da maior gravadora de música cristã da época.

Catedral foi a banda de pop rock cristã mais notável no Brasil nos anos 90, mas apesar de todo o sucesso da banda, uma decisão tomada em 1999, surpreendeu aos milhares de fãs espalhados pelo Brasil.

+ Saxofonista Oziel Melo encontra Banda Catedral em avião

A banda decidiu retirar o rótulo “gospel” de sua música e assinou contrato com uma a gravadora Warner Music. A decisão provocou muita polêmica entre os fãs que questionavam o motivo da banda ter abandonado a música cristã.

Os dois primeiros álbuns dentro do âmbito da música secular fizeram sucesso, seus videoclipes chegaram ao topo do disk MTV,  mas não foi o suficiente, a banda perdeu muitos fãs com a escolha de sair do gospel para o secular, e com isso a agenda caiu drasticamente.

Em Julho de 2003, a banda sofre um grande abalo com a perda do seu guitarrista  em um trágico acidente automobilístico.

+ Mancada! Cantora gospel curte foto erótica e fãs não perdoam

Depois da tragédia, a banda Catedral assina com a gravadora cristã “Line Record”, e retorna para o mercado gospel, mas a aceitação já não era a mesma, a banda estava com a imagem manchada pelas decisões tomadas no passado.

A banda gravou alguns Cd´s que tiveram pouca notoriedade no cenário gospel, e no ano de 2015 anunciaram o fim da banda, o grupo não conseguiu mais ocupar o espaço de antes na música gospel, e o seu declínio foi inevitável.

+ Antônia Gomes emite “Nota de esclarecimento” e nega ter curtido foto polêmica

Para surpresa de todos em 2017  Catedral anuncia um inesperado retorno,  juntamente com o lançamento de um álbum inédito, intitulado “No mundo do extremamente permitido”, o álbum foi um fracasso, nenhuma música conseguiu emplacar.

O vocalista e líder da banda Kim, tem dado algumas declarações polêmicas nos últimos anos, em um vídeo que circula na internet, o cantor confessa que a banda sempre sofreu discriminação do meio evangélico, desde o início da carreira, e não apenas quando saíram do meio gospel .

+ Cantor gospel Clóvis Pinho está de luto, “Eu realmente me sentia próximo dele”

Kim alega que a banda sempre cresceu na contra mão do sistema, com os rebeldes, “pessoas que pensam e que formam opinião”.

“A banda nunca foi bem vista pelos grandes líderes de igrejas que querem enriquecer a custa de um bando de otários, trazemos reflexão em nossas músicas, e esses “líderes” nunca vão querer que os seus fieis tenha reflexão e pensem, pois se pensarem não vão dar dinheiro para eles, nem para Deus, pois Deus não precisa de dinheiro”.  Palavras de Kim líder e vocalista da banda Catedral.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Please enter your name here

popular