Nesta segunda-feira (07/11), começa o julgamento da ex-deputada Flordelis pela acusação de ter arquitetado o assassinato de seu marido Anderson do Carmo, morto em 16 de junho de 2019. Ela terá o seu destino decidido por júri popular.
Mais quatro pessoas acusadas de envolvimento no crime também serão julgadas a partir de hoje. São elas: a filha biológica de Flordelis, Simone dos Santos Rodrigues; a neta Rayane dos Santos Oliveira; e os filhos afetivos André Luiz de Oliveira e Marzy Teixeira da Silva.
Marcado inicialmente para acontecer no dia 9 de maio, o júri popular foi adiado duas vezes por conta de pedidos da defesa. Ele estava previsto para 12 de dezembro, mas devido às semifinais da Copa do Mundo, nos dias 13 e 14, e a provável decretação de ponto facultativo, a juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce atendeu ao pedido da assistente de acusação e antecipou a data para esta segunda-feira.
Flordelis responde por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio, associação criminosa, uso de documento falso e falsidade ideológica.
Os filhos Marzy da Silva, Simone Rodrigues e André Oliveira vão responder pelos mesmos crimes, com exceção do uso de documento falso.
A neta, Rayane Oliveira, é acusada por homicídio triplamente qualificado e associação criminosa armada.
Por conta do grande número de réus, a previsão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) é de que o julgamento dure vários dias.