A Frente Parlamentar Evangélica (FPE) manifestou repúdio ao enredo escolhido pela escola de samba Gaviões da Fiel para o Carnaval de São Paulo.
O enredo intitulado “Em Nome do Pai, dos Filhos, dos Espíritos e dos Santos” faz uma crítica à intolerância religiosa e à utilização indevida da fé para fins políticos.
No entanto, a Frente Parlamentar Evangélica considera que o enredo é ofensivo e desrespeitoso com as crenças religiosas dos brasileiros, especialmente dos cristãos.
Os parlamentares também ressaltaram que a Constituição Federal garante a liberdade religiosa e a proteção contra qualquer forma de intolerância religiosa.
A FPE alega que a escola de samba de São Paulo “vilipendia publicamente” o dogma da Trindade, que segundo a entidade, é “inegociável” para a fé cristã. O enredo da Gaviões da Fiel faz uma referência à Trindade cristã incluindo outros deuses e santos, o que é considerado pela FPE como uma “manipulação” do dogma.
Segundo a nota da FPE, “não existem filhos, espíritos ou santos. Existe um Pai, Um Filho e Um Espírito Santo”. Para a entidade, o dogma da Trindade não pode ser “vilipendiado, modificado, escarnecido ou acrescentado”.
A nota de repúdio contra a Gaviões da Fiel foi publicada no site da bancada, que afirma que buscará “pelos meios legais suporte para defender algo que é tão caro e fundamental para a fé e identidade do povo cristão”.