O pastor esquerdista Henrique Vieira, eleito deputado federal em 2022 pelo PSOL-RJ, atacou o movimento conservador, o comparando ao nazismo.
Henrique comentou sobre o caso de um adolescente de 17 anos, que tentou realizar um atentado em uma escola de Monte Mor, São Paulo. O menor entrou na escola utilizando uma braçadeira com a suástica nazista, símbolo de apologia à ideologia do genocida Adolf Hitler.
Diante disso, o pastor resolveu associar o nazismo ao conservadorismo, sendo este último uma corrente de pensamento que nada tem a ver com a ideologia nazista.
“Com fascismo não se brinca! Prova disso é o caso do nazista que tentou invadir uma escola no interior de São Paulo hoje, com uma suástica no braço. Graças a Deus ninguém se feriu. Combater a intolerância e o conservadorismo no Brasil hoje é uma questão de sobrevivência!”, comentou o pastor esquerdista.
Após a declaração, vários internautas reagiram ao post, criticando o pastor e deputado federal.
“Não podemos confundir ser conservador com ser nazista. E o combate ao nazismo começa nas escolas”, reagiu uma internauta.
Outro usuário também criticou: “O que a pauta do conservadorismo tem a ver com combater nazismo? Você usa uma quase tragédia pra levantar bandeira contra o conservadorismo, pra poder viver em paz na libertinagem.”