Na Alemanha, as Igrejas Católicas começarão em breve a ministrar bênção a casais homossexuais. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (10), após a reunião da Assembleia Sinodal, fórum de diálogo criado para impulsionar a reforma do catolicismo no país.
Segundo informou a agência de notícias católica alemã KNA, também deverão ser permitidas bênçãos para quem casou novamente no civil e para divorciados.
Assembleia Sinodal possui 202 membros, dos quais 176 votaram a favor, 14 votaram contra e 12 se abstiveram. Como mais de dois terços votaram a favor, a mudança deve ser implementada.
Uma das reivindicações principais no processo de reforma, chamado de Caminho Sinodal, era a permissão de bênção para casais do mesmo sexo.
Desde 2019 que o processo estava em andamento, sendo encarado como um grande desafio e um teste decisivo para a capacidade de reforma da Igreja Católica na Alemanha.
O Caminho Sinodal é um movimento católico progressista que busca, por exemplo, acabar com o celibato para os padres e ter mulheres como diaconisas.