back to top
terça-feira, abril 30, 2024

Top 5 da semana

STJ obriga Assembleia de Deus a pagar R$ 819 mil a filho de pastor falecido

Em decisão unânime, a 3ª turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou a condenação da Igreja Assembleia de Deus ao pagamento de R$ 819 mil, referentes a diferenças não quitadas de jubilação, ao filho de um pastor já falecido. O valor, que deve ser corrigido monetariamente e acrescido de juros moratórios legais desde a data de citação, foi considerado como uma dívida de caráter contratual pela corte, fortalecendo a proteção aos princípios de boa-fé e confiança nas relações contratuais.

O litígio originou-se após a morte de um pastor da referida congregação, momento em que seu filho buscou na justiça o recebimento das verbas referentes à côngrua de jubilação que seu pai não recebera nos últimos anos de vida. A Igreja contestou a ação, argumentando a falta de legitimidade do filho para tal e a necessidade de reabertura da fase processual de instrução, dado o início do inventário dos bens do pastor e considerando a viúva como a parte legítima para prosseguir com a ação.

📱 Participe dos canais do Fuxico Gospel no WhatsApp.

A relatora do caso no STJ, ministra Nancy Andrighi, elucidou a natureza da côngrua de jubilação, explicando ser uma verba de caráter alimentar, destinada ao sustento dos ministros religiosos e sujeita ao controle judicial em determinadas circunstâncias. A ministra destacou que o caráter contratual da côngrua é reconhecido quando há um comprometimento formal por parte da entidade religiosa, baseado em regulamento interno, de realizar o pagamento de maneira obrigatória.

Em sua análise, Andrighi enfatizou que a inadimplência da Igreja em relação ao pagamento da côngrua violou os princípios fundamentais da boa-fé e da confiança, uma vez que houve o reconhecimento da obrigação de quitar a verba, mas o pagamento não foi efetuado conforme acordado. A decisão da corte ressalta a não violação da autonomia das organizações religiosas pelo julgamento, reforçando a possibilidade de intervenção judicial em casos de descumprimento de acordos de natureza contratual firmados por tais organizações.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Please enter your name here

popular