Na manhã da terça-feira (7), o deputado estadual Alex Madureira visitou o Consulado Geral da República da Coreia do Sul em São Paulo, o único na América Latina, onde foi recebido pelo Cônsul Geral, Insang Hwang. Durante a reunião, foram discutidos temas importantes relacionados às relações institucionais e econômicas entre o Estado de São Paulo e a Coreia do Sul.
Alex Madureira destacou a relevância das parcerias existentes e as potenciais futuras, particularmente no setor industrial. “Foi um encontro muito profícuo e falamos sobre a importância das relações institucionais entre o Estado de São Paulo e a Coreia do Sul, bem como possíveis parcerias para investimentos nos setores produtivos, como é, por exemplo, a Hyundai em Piracicaba. Primeira fábrica de motores da montadora do país asiático na América Latina e que muito contribui com a geração de emprego e renda em nossa Região Metropolitana de Piracicaba”, afirmou o deputado.
Além dos dignitários do consulado, a reunião contou com a presença de importantes figuras, como o Cônsul Policial, In Ho Kim; o coordenador de assuntos políticos, Jorge Noh; o chefe de gabinete de Alex Madureira, Eliseu Trovão; e o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria do Vestuário (ABIV), Bruno Bum Chin Kim.
Um dos momentos marcantes da audiência foi o anúncio da criação da Frente Parlamentar São Paulo & Coreia na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. “Durante a audiência definimos ainda a data do dia 28 de maio para o lançamento da Frente Parlamentar São Paulo & Coreia, que será criada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e que terá minha coordenação”, informou Madureira.
O encontro também celebrou a crescente influência da comunidade coreana em São Paulo, que compõe 90% da população de coreanos no Brasil. “Agradeço a receptividade com que o cônsul me recebeu e tenho certeza de que esse encontro trará bons frutos pois 90% da comunidade de coreanos do Brasil está aqui em São Paulo, fortalecendo nosso Estado na economia e na relação dos dois países”, concluiu o deputado.
O Estado de São Paulo já reconhece a importância dessa comunidade com a celebração do Dia da Cultura Coreana em 23 de fevereiro, uma data estabelecida por lei estadual para homenagear e valorizar as contribuições culturais dos coreanos residentes.