A recente consulta feita ao pastor Silas Malafaia pela campanha de Alexandre Ramagem (PL-RJ) tem gerado interesse no meio político e religioso. Ramagem, deputado bolsonarista, está em negociações avançadas com o Republicanos para que a deputada estadual Jucélia Freitas, conhecida como Tia Ju, seja sua candidata a vice-prefeita na disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro.
Tia Ju, que tem ligação direta com a Igreja Universal, representa um ponto de divergência entre as lideranças evangélicas. Enquanto Malafaia é o principal líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, a Universal tem seus próprios líderes e visões, o que ocasionalmente resulta em discordâncias.
Segundo apurou a coluna do jornalista Igor Gadelha, a consulta a Malafaia foi feita a pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Apesar das críticas que o pastor faz aos líderes da Universal, ele declarou não ter vetos ao nome de Tia Ju como vice de Ramagem. Essa posição foi vista com surpresa por alguns, dado o histórico de tensões entre as diferentes denominações evangélicas.
A escolha de Tia Ju como vice também atende a uma necessidade estratégica do PL, que busca uma mulher para cumprir a cota feminina no uso do fundo eleitoral. Anteriormente, houve uma tentativa de incluir a ex-deputada Rosane Felix (MDB) na chapa, mas ela optou por disputar uma vaga de vereadora no Rio.
A decisão final ainda está por ser tomada, mas a consulta a Malafaia mostra a influência que o pastor exerce nas decisões políticas que envolvem candidatos evangélicos e suas alianças. A resposta positiva de Malafaia pode facilitar a formação da chapa e fortalecer a posição de Ramagem na corrida eleitoral.