BAHIA — O pastor e ex-deputado federal Abílio Santana registrou oficialmente sua candidatura para voltar à Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Segundo dados do sistema DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele concorrerá a deputado federal pela Bahia.
O registro aparece como deferido na Justiça Eleitoral. Abílio Santana disputará a eleição pelo PSDB, integrante da Federação PSDB Cidadania, utilizando o número 4533.
Abílio Santana volta a disputar uma cadeira na Câmara
José Abílio Silva de Santana, conhecido publicamente como Abílio Santana, já exerceu mandato de deputado federal pela Bahia entre 2019 e 2023. Agora, tenta retornar ao Congresso Nacional em uma eleição marcada pela forte mobilização de candidaturas ligadas ao segmento evangélico.
Nos dados apresentados à Justiça Eleitoral, Abílio declarou ocupação de empresário, ensino superior completo e Salvador como cidade natal.
Candidatura já está deferida
O status exibido pelo DivulgaCandContas em 13/08/2026 informa que tanto a candidatura de Abílio quanto a situação da federação partidária estão deferidas.
O TSE explica que os pedidos de registro são analisados pela Justiça Eleitoral para verificar documentação, condições de elegibilidade e demais requisitos previstos na legislação.
Para as eleições de 2026, o prazo geral para apresentação dos registros termina às 19h de 15/08/2026.
Com a candidatura confirmada, Abílio Santana volta a buscar espaço na Câmara dos Deputados tendo o eleitorado evangélico como uma das bases centrais de sua trajetória política.
Correções: Encontrou um erro? Fale com a redação: contato@fuxicogospel.com.br.