Se torne assinante premium e tenha acesso a conteúdo exclusivo.
 
Brasil

Pastores da IEQ são presos acusados de esquema de pirâmide

A operação denominada "Mercadores do Templo" culminou em 8 prisões preventivas, entre elas a do pastor Raimundo Antônio Santos, conhecido como "embaixador".

Caio Rangel | Publicado em: 09/05/22 às 16:18
Pastores da IEQ são presos acusados de esquema de pirâmide
Pastores da IEQ são presos (Reprodução)

Uma grande operação foi deflagrada em Unaí (MG), na última quinta-feira (05), e culminou na prisão de vários pastores da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ).

A operação denominada “Mercadores do Templo” foi realizada pela Polícia Civil em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais. Foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão e 8 prisões preventivas, inclusive do mentor da pirâmide financeira que se encontrava em Brasília.

O nome faz alusão ao momento bíblico em que Jesus expulsa do Templo de Jerusalém os mercadores que estavam usando a casa de Deus para fazer negócios e roubar o povo.

A operação desarticulou um esquema criminoso de pirâmide financeira que prometia lucros exorbitantes. Foi também feito o bloqueio das contas bancárias e a recuperação de ativos financeiros que, parcialmente, somam mais de dois milhões.

O líder do grupo apontado pela polícia é o pastor Raimundo Antônio Santos, conhecido como “embaixador”. Além de Raimundo, o pastor Welligton Zacrota, conhecido como “pastor da Mercedes”, entre outros religiosos, também foram presos.

Os pastores usavam de vários argumentos para convencer as vítimas, como falas religiosas, passagens bíblicas e até louvores para passar credibilidade. Segundo a delegada Gabriela Mol, a frase apontada como chave do esquema era: “Ganhe dinheiro sem esforço. Você quer ser rico? Aposte!”.

De acordo com as autoridades, as empresas do grupo criminoso ofereciam serviços financeiros de alta rentabilidade, sob a promessa de remuneração de 8,33% ao mês para pessoa física e de 10% ao mês para pessoa jurídica.

No entanto, as investigações apontaram que o modus operandi dos investigados se assemelha ao modo de agir de grandes organizações criminosas responsáveis por pirâmides financeiras.

 

Erramos: Filho de prefeita não viu Isadora Pompeo com cigarro em camarim

Publicamos que a cantora teria sido flagrada fumando cigarro eletrônico antes de show


Pastor da ADVEC manda indireta para fiel em culto: “Pilantra e fofoqueira”

O pastor Davi Leal, líder da ADVEC Recreio (RJ), usou o púlpito da igreja para desabafar e defender a sua honra após acusações.


Deive Leonardo se apresenta no Rio com ingressos esgotados

Em junho, Deive se apresenta em Goiás, Curitiba, São Paulo e Porto Alegre.


Organizadores do evento desmentem Jessé Aguiar

“Maior mentira contada nos últimos tempos! Mude suas atitudes e seja homem Jessé Aguiar!”, disse um dos organizadores do evento em Pernambuco.


Igreja Batista se solidariza com casal gay discriminado em igreja evangélica de Aracaju

O casal que frequentava a Igreja Família Renovada há dois anos, foi impedido de ser batizado, após ter realizado o curso batismal.