Uma grande operação foi deflagrada em Unaí (MG), na última quinta-feira (05), e culminou na prisão de vários pastores da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ).
A operação denominada “Mercadores do Templo” foi realizada pela Polícia Civil em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais. Foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão e 8 prisões preventivas, inclusive do mentor da pirâmide financeira que se encontrava em Brasília.
O nome faz alusão ao momento bíblico em que Jesus expulsa do Templo de Jerusalém os mercadores que estavam usando a casa de Deus para fazer negócios e roubar o povo.
A operação desarticulou um esquema criminoso de pirâmide financeira que prometia lucros exorbitantes. Foi também feito o bloqueio das contas bancárias e a recuperação de ativos financeiros que, parcialmente, somam mais de dois milhões.
O líder do grupo apontado pela polícia é o pastor Raimundo Antônio Santos, conhecido como “embaixador”. Além de Raimundo, o pastor Welligton Zacrota, conhecido como “pastor da Mercedes”, entre outros religiosos, também foram presos.
Os pastores usavam de vários argumentos para convencer as vítimas, como falas religiosas, passagens bíblicas e até louvores para passar credibilidade. Segundo a delegada Gabriela Mol, a frase apontada como chave do esquema era: “Ganhe dinheiro sem esforço. Você quer ser rico? Aposte!”.
De acordo com as autoridades, as empresas do grupo criminoso ofereciam serviços financeiros de alta rentabilidade, sob a promessa de remuneração de 8,33% ao mês para pessoa física e de 10% ao mês para pessoa jurídica.
No entanto, as investigações apontaram que o modus operandi dos investigados se assemelha ao modo de agir de grandes organizações criminosas responsáveis por pirâmides financeiras.