back to top
quinta-feira, abril 18, 2024

Top 5 da semana

Pastores da IEQ são presos acusados de esquema de pirâmide

Uma grande operação foi deflagrada em Unaí (MG), na última quinta-feira (05), e culminou na prisão de vários pastores da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ).

A operação denominada “Mercadores do Templo” foi realizada pela Polícia Civil em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais. Foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão e 8 prisões preventivas, inclusive do mentor da pirâmide financeira que se encontrava em Brasília.

📱 Participe dos canais do Fuxico Gospel no WhatsApp.

O nome faz alusão ao momento bíblico em que Jesus expulsa do Templo de Jerusalém os mercadores que estavam usando a casa de Deus para fazer negócios e roubar o povo.

A operação desarticulou um esquema criminoso de pirâmide financeira que prometia lucros exorbitantes. Foi também feito o bloqueio das contas bancárias e a recuperação de ativos financeiros que, parcialmente, somam mais de dois milhões.

O líder do grupo apontado pela polícia é o pastor Raimundo Antônio Santos, conhecido como “embaixador”. Além de Raimundo, o pastor Welligton Zacrota, conhecido como “pastor da Mercedes”, entre outros religiosos, também foram presos.

Os pastores usavam de vários argumentos para convencer as vítimas, como falas religiosas, passagens bíblicas e até louvores para passar credibilidade. Segundo a delegada Gabriela Mol, a frase apontada como chave do esquema era: “Ganhe dinheiro sem esforço. Você quer ser rico? Aposte!”.

De acordo com as autoridades, as empresas do grupo criminoso ofereciam serviços financeiros de alta rentabilidade, sob a promessa de remuneração de 8,33% ao mês para pessoa física e de 10% ao mês para pessoa jurídica.

No entanto, as investigações apontaram que o modus operandi dos investigados se assemelha ao modo de agir de grandes organizações criminosas responsáveis por pirâmides financeiras.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Please enter your name here

popular