back to top
sexta-feira, abril 26, 2024

Top 5 da semana

Pr. Gilmar Santos é gravado em conversa secreta com ministro da Educação

Um dos pastores mais conhecidos do segmento evangélico está sendo acusado de influenciar diretamente a agenda do ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Através de uma conversa gravada, o ministro admite que prioriza o atendimento a prefeitos indicados pelos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura. Os dois estavam presentes na reunião.

📱 Participe dos canais do Fuxico Gospel no WhatsApp.

Milton Ribeiro também revelou a dirigentes municipais que essa é uma determinação do presidente Jair Bolsonaro (PL), e que os pastores são responsáveis por intermediarem o acesso de prefeitos ao Ministério da Educação e controlarem a agenda do ministro.

No áudio revelado pela Folha de S.Paulo, Milton diz que a liberação de recursos foi um “pedido especial” de Bolsonaro. “Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar [Santos]”, diz ele.

“A minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar”, continua o ministro.

“Não tem nada com Arilton, é tudo com o Gilmar”, diz ainda Milton, provocando risadas dos interlocutores.

O Estadão também revelou que, em 2021, os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura estiveram em pelo menos 22 agendas oficiais do Ministério da Educação, sendo 19 delas com a presença do ministro.

Em um vídeo de um evento agendado pelos pastores, Milton Ribeiro deixa claro a influência dos pastores no MEC.

“As coisas aconteceram também pela instrumentalidade dos senhores”, disse ele ao discursar em reunião com prefeitos para tratar de obras.

Durante um evento ligado ao Gideões Missionários da Última Hora, que aconteceu em Camboriú (SC), no ano passado, o ministro voltou a destacar a ligação entre ele e os pastores.

“Quero agradecer a minha amizade ao pastor Gilmar, Arilton, que estão lá em Brasília, mais perto”, afirmou. Gilmar retribuiu. “Nesses últimos anos, Deus me deu esse privilégio de comungar uma comunhão e uma amizade muito sólida com o pastor Milton Ribeiro”, disse.

Na gravação de áudio, o ministro comenta ainda sobre um “apoio” que ele pediria em troca da liberação das verbas – embora não fique claro do quê se trata exatamente ou por qual forma se daria o pagamento da vantagem indevida.

“Então, o apoio que a gente pede não é segredo, isso pode ser publicado. É apoio sobre construção das igrejas”, diz ele. A gravação de áudio parece ter sido interrompida no meio de uma fala em que o ministro enumeraria mais exemplos.

Escute a gravação

O pastor Gilmar Silva dos Santos comanda a Igreja Ministério Cristo para Todos, em Goiânia (GO), ligada à Assembleia de Deus. Ele nasceu em São Luís, no Maranhão, estado onde concentra forte articulação com os prefeitos, assim como no Amazonas.

Gilmar também preside uma entidade chamada Convenção Nacional de Igrejas e Ministros de Assembleias de Deus no Brasil Cristo para Todos, da qual Arilton aparece como secretário.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Please enter your name here

popular