Nesta semana, um movimento no Supremo Tribunal Federal (STF) chamou atenção para a dinâmica interna da Corte. O ministro Alexandre de Moraes, responsável pela decisão de suspender o X, optou por enviar o caso diretamente para a 1ª Turma do STF, evitando assim um debate mais amplo no plenário.

Essa ação impediu que os 11 ministros do Supremo se manifestassem sobre a questão, especialmente aqueles que possuíam opiniões divergentes, como o ministro André Mendonça.

📱 Participe dos canais do Fuxico Gospel no WhatsApp.

Mendonça, que tem se destacado por sua postura conservadora dentro da Corte, não pôde apresentar seu posicionamento devido à decisão de Moraes de encaminhar o caso à 1ª Turma. O ministro, que integra a 2ª Turma do STF, é conhecido por suas visões que muitas vezes contrastam com as de outros membros da Corte, e provavelmente divergia da medida tomada por Moraes.

A 1ª Turma é composta por outros ministros que, geralmente, tendem a seguir a linha de pensamento de Moraes, o que poderia garantir um resultado favorável ao entendimento do relator sem maiores debates.