No último sábado (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, comunicou que havia recebido uma carta do papa Francisco, lamentando não poder realizar uma reunião agendada em Dubai, onde ocorreu a Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, a COP28.
O sacerdote católico explica que precisou cancelar sua viagem aos Emirados Árabes Unidos devido a uma bronquite infecciosa aguda, e por isso não seria possível se encontrar com o chefe do Executivo brasileiro.
No texto, Jorge Bergoglio agradece o petista pelo esforço em “responder aos desafios urgentes enfrentados por nossa família humana”, além de dizer que é “grato” pela disposição de Lula em “discutir o futuro”.
“Acredito que poderemos falar juntos em outra ocasião para prosseguir com essas questões”, acrescenta o religioso, com “os melhores votos e orações pela sua contribuição à COP28” e renovando sua consideração e estima.
O presidente Lula agradeceu ao Pontífice: “Obrigado ao Papa pela carta. Desejo pronta recuperação e que possamos conversas sobre um mundo mais sustentável e justo”, escreveu. (com Ansa)