back to top
terça-feira, abril 30, 2024

Top 5 da semana

Cristãosdo Iraque vencem guerra contra estado Islâmico

Em Ramadi, no Iraque, “não existe mais nenhuma resistência” dos militantes do Estado Islâmico (EI, ex-Isis) e “a batalha foi vencida”, disse o porta-voz da força de elite iraquiana na luta contra o terrorismo, Sabah al Numan, que participou do combate à ofensiva jihadista.

Autoridades acreditam que, após cercar os jihadistas e eles terem parado de responder aos disparos, todos fugiram ou estão mortos. Militares, no entanto, não se arriscam a averiguar área, com medo de uma emboscada. Equipes anti-bombas devem investigar o local nas próximas horas.

📱 Participe dos canais do Fuxico Gospel no WhatsApp.

Calcula-se que o Estado Islâmico controla uma área similar à da Inglaterra, ocupando um terço de Iraque e Síria, onde querem estipular um califado guiado sob as normas da sharia, as leis islâmicas.Há meses, as forças iraquianas tentam se aproximar da cidade. A capital da província de Anbar, Ramadi, foi tomada em maio, em um grande golpe aos esforços para retomar terras invadidas pelos jihadistas no Iraque. A perda de território foi um embaraço para as forças militares iraquianas, que foram treinadas por norte-americanos.

No último domingo (20), aviões oficiais bombardearam Ramadi e pediram para a população deixar a cidade imediatamente, indicando as vias de fuga. Ramadi fica a cerca de 90 quilômetros de Bagdá. Agora forças iraquianas querem reconquistar Mossul, o que acabaria com a estrutura do grupo extremista no país. Eles obtêm grande parte de sua renda vendendo o petróleo da cidade.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Please enter your name here

popular