back to top
segunda-feira, abril 29, 2024

Bispo contraria Igreja Católica e pede desculpas à comunidade LGBTQIA+

Um bispo contrariou o Vaticano ao pedir “desculpas” aos casais homossexuais após a Igreja Católica ter proibido a concessão de bênçãos às uniões entre pessoas do mesmo sexo.

O monsenhor Johan Bonny, bispo de Antuérpia na Bélgica, afirmou sentir uma “vergonha indireta” e “incompreensão intelectual e moral” em relação ao posicionamento da Santa Sé.

📱 Participe dos canais do Fuxico Gospel no WhatsApp.

“Gostaria de pedir desculpas a todos para os quais esse documento é doloroso e incompreensível. Casais gays fiéis e católicos, pais e avós de casais gays e seus filhos, operadores pastorais e conselheiros de casais gays: sua dor com a Igreja é a minha”, disse Bonny.

O argumento da igreja para o seu posicionamento é de que a bênção é uma ação sacramental, portanto não pode ser concedida àquilo que não está de acordo com os “desígnios de Deus”.

Entretanto, o bispo de Antuérpia contra argumentou dizendo que é comum para a denominação abençoar “animais, automóveis, edifícios, rosários e medalhas”, acrescentando que negar a bênção a um casal gay mostra “pouco respeito”.

Na última segunda-feira (15), o documento com as restrições, que teve a aprovação do papa Francisco, foi divulgado, e gerou muitas críticas. Dentre elas, as do cantor Elton John e o piloto de F1 Lewis Hamilton.