back to top
domingo, abril 28, 2024

Top 5 da semana

MP acusa pastor de desviar mais de R$ 70 mil da igreja Assembleia de Deus

O Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) denunciou o pastor Noel Garcia dos Reis, presidente da Assembleia de Deus Ministério Sheknah, em Planaltina de Goiás, por desviar verbas da igreja e ser acusado de coação e perseguição.

De acordo com a polícia civil e o MP, entre janeiro de 2018 e fevereiro de 2020, o pastor se apropriou por ao menos 56 vezes de valores provenientes de dízimos e ofertas.

📱 Participe dos canais do Fuxico Gospel no WhatsApp.

O prejuízo total à instituição religiosa foi de R$ 71,5 mil. O pastor ainda é acusado de ter pago plano de saúde e contribuições previdenciárias à custa da instituição religiosa, além de ter adquirido um imóvel em benefício próprio, que desfalcou o caixa da igreja em uma ocasião.

O modus operandi do pastor consistia em mudanças frequentes na equipe de tesouraria, trazendo valores já pagos para uma lista de débitos, sempre endereçando a dívida a ser paga ao próprio Noel.

As investigações revelaram a existência de uma planilha do último tesoureiro da igreja, que descreveu que a instituição efetuou vários pagamentos relativos a um plano de saúde ao pastor, sem autorização estatutária. As contribuições previdenciárias também não poderiam ser suportadas pela instituição religiosa, de acordo com o promotor do caso, Asdear Salinas Macias.

O MPGO também solicitou à Justiça de Goiás a quebra de sigilo bancário e fiscal de Noel e da igreja para investigar se existem mais desvios cometidos pelo pastor em datas anteriores. O período solicitado pelos promotores é de maio de 2015 a março de 2023.

Caso a denúncia seja aceita, o MP também pede que Noel seja afastado de todas as funções de presidente da igreja durante o curso do processo penal e seja proibido de manter contato com qualquer testemunha do processo, devido à tentativa de manipulação de depoimentos durante o inquérito.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Please enter your name here

popular