back to top
sexta-feira, abril 26, 2024

Top 5 da semana

Guerra entre convenções da Assembleia de Deus no MA, revela disputa por território

As igrejas evangélicas Assembleia de Deus (Missão) no estado do Maranhão, estão vivendo um verdadeiro pé de guerra.
Acontece que, existem duas convenções no estado brigando por território.
Trata-se da CEADEMA (Convenção Estadual da Assembleia de Deus do Maranhão), essa é a pioneira no estado, e a COMIEADEPA (Convenção Estadual das Igrejas Evangélicas no Estado do Pará). Ambas disputam o poder no Maranhão de uma forma nada convencional.

Entenda a história.

A igreja Assembleia de Deus no Maranhão sempre foi conduzida pela CEADEMA, presidida pelo pastor Pedro Aldi Damasceno. Até que em 2015, o pastor Fenelon Lima Sobrinho, da COMIEADEPA, por tanto, de outro estado, decidiu entrar no Maranhão e começar um trabalho evangelístico.
A atitude do pastor Fenelon Lima foi vista como algo desnecessário, já que, tanto a CEADEMA quanto a COMIEADEPA, são conveniadas a CGADB, e portanto, fazem parte do mesmo ministério.
Pedro Aldi Damasceno tomou como uma afronta pessoal, e a partir daí, iniciou-se umas guerra por território.

Carta de repúdio

Ainda em 2015, Damasceno convenceu todos os presidentes das 16 convenções espalhadas pelo nordeste, a assinar uma espécie de abaixo-assinado, que foi encaminhado ao pastor José Wellington, presidente geral das Assembleia de Deus.
Eles classificaram como anti-ética a atitude do pastor Fenelon, e condenaram o que chamaram de; desordem e violação dos princípios bíblicos.
A carta foi entregue a presidência da CGADB, mas parece não ter surtido nenhum efeito, já que o pastor Fenelon continuava atuando no estado.

Fenelon justifica

Depois que a carta foi enviada a CGADB com a assinatura de todos os presidentes de convenções do nordeste, o pastor Fenelon Sobrinho gravou um vídeo explicando sua “invasão de território”.
O pastor mostrou um vídeo em que recebe uma profecia ministrada pelo pastor Adeildo Costa.
Segundo a profecia, fica subentendido que Fenelon deveria avançar para o Maranhão, Piauí e Bahia.
Seguindo essa orientação, ele coloca sua igreja para decidir o que farão, e de forma unânime, as pessoas decidem por evangelizar o estado vizinho, independente de já ter uma convenção por lá.

Assista o vídeo e entenda:

📱 Participe dos canais do Fuxico Gospel no WhatsApp.

 

Fenelon avança

Com o apoio de sua igreja, o pastor Fenelon avançou para o Maranhão.
Dois anos depois a igreja tem crescido exponencialmente. O que justifica seu crescimento no Maranhão, é que, ele poderia estar certo quando disse lá atrás, que as pessoas do Maranhão estavam sedentas pela palavra.

PEBA X CEADEMA

Não é exagero comparar a disputa que acontece atualmente entre as duas convenções da Assembleia de Deus no Maranhão, a disputa de torcidas organizadas que ocorre no futebol.
Os Peba “da convenção de Parauapebas”, não se misturam com os pastores da CEADEMA, e alguns membros mais conservadores também não se entendem.

Adão Santos “Barrado”

Isso se intensificou nos últimos meses, depois que a CEADEMA emitiu uma notificação, proibindo que os pastores da convenção de todo o estado, não convidassem o pastor Adão Santos para ministrar em suas igrejas.
Adão Santos é conhecido por ter uma deficiência visual, é idealizador do congresso OS MILITANTES que acontece anualmente na cidade de Redenção no estado do Pará.
Leia o comunicado na íntegra:
Ps: Não removemos os erros ortográficos.
Nobres pastores, por várias vezes o pastor Adão! Que já esteve pregando em nossas igrejas da CEADEMA.
Informamos que o referido pastor, estará pregando no grupo do “Peba”. Informamos aos nossos pastores da CEADEMA. Que a partir desta data 24 de maio do ano em curso(2017).
Este referido senhor, pastor Adão! Ficará suspenso de pregar nas igrejas da nossa CEADEMA.
Motivos:
a) Por suas mensagens existir pontos duvidosos! (inverdade),
b) Por ser ciente, que este referido grupo (Peba), tem muito perturbado o bom andamento dos trabalhos Evangelístico e pastorais da Convenção das Assembleia de Deus da nossa CEADEMA.
Peço aos nobres e bondosos pastores, que não mais convide este senhor como pregador.
 E se alguém estiver convidado o mesmo, pedimos que por gentileza desfaça o convite, ou , acordo.
Grato! Do vosso em Cristo Jesus.
Pastor Pedro Aldi Damasceno.
Esta mensagem circulou em vários grupos de Whatsapp e blogs do estado, deixando claro que, o motivo do pastor Adão Santos não poder pregar nas igrejas da convenção, é porquê ele também prega nas igrejas da convenção rival.
Nossa equipe procurou o pastor Adão Santos para falar sobre o assunto, em nota, ele respondeu que sempre pregou nas igrejas da CEADEMA, e que nunca alegaram que ele pregava inverdades.
Sem criticar a direção da convenção, ele apenas lamentou o ocorrido e disse que entregaria tudo nas mãos de Deus.

Samuel Mariano “Barrado”

Quem também foi proibido de pregar nas igrejas da CEADEMA, foi o cantor Samuel Mariano.
O site O Fuxico Gospel já havia publicado uma nota sobre o assunto dias atrás.

Samuel também teria sido impedido de ministrar nas igrejas da convenção, por que constantemente aceita convites da convenção rival para ministrar.
Não faria sentido o cantor aceitar convites de uma convenção e negar ministrar em igrejas da outra.

Nossa equipe não conseguiu contato com o cantor.

A lista não para por ai.
Vários pastores e cantores locais já sofreram algum tipo de retaliação, devido a essa quebra de braço.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Please enter your name here

popular