back to top
sábado, abril 27, 2024

Top 5 da semana

Flordelis: Biografia “não” autorizada

Flordelis, a mãe de 55 filhos, que se tornou uma cantora gospel bem sucedida e chegou à Câmara Federal como uma das deputadas mais votadas do Rio de Janeiro, tem uma biografia digna de uma série da Netflix. Pesquisamos durante semanas, e o que traremos para você nos textos à seguir, é o drama de uma mulher que desde cedo precisou tomar decisões que lhe permitissem “sobreviver”. É essa a palavra que define Flordelis, uma “Sobrevivente”.

No dia 5 de fevereiro de 1961, nascia na Favela do Jacarezinho, uma das mais violentas do Rio de Janeiro, e hoje completamente dominada elo tráfico, Flordelis dos Santos de Souza. Seus pais, Francisco Jorge dos Santos e Calmozina Motta dos Santos, eram pessoas muito humildes, e viviam abaixo da linha da pobreza. Era comum faltar alimento e condições básicas para a sobrevivência.

📱 Participe dos canais do Fuxico Gospel no WhatsApp.
Flordelis quando criança
Flordelis quando criança – Arquivo pessoal

O pai de Flordelis precisava ir trabalhar fora da favela, assim como os pais de outras crianças e isso acabava fazendo com que muitas delas crescessem sem a presença paterna. Ela viu seus amigos trilharem por caminhos errados logo cedo, amigas engravidarem prematuramente e como era muito próxima a mãe, acabou sendo levada para a igreja desde cedo.

Essa vivência ainda na infância dentro da igreja, “blindou” Flordelis das más companhias, e ela aprendeu princípios valiosos que foram muito úteis na adolescência.

Flordelis na infância - Arquivo pessoal
Flordelis na infância – Arquivo pessoal

A primeira perda de Flordelis

Quando a jovem Flordelis estava no auge dos seus 14 anos, uma tragédia abalou sua família, e isso mudaria completamente a sua história. Seu pai sofreu um grave acidente de carro, junto com ele, estava um irmão de Flordelis.

Diante da gravidade do acidente, ambos vieram a falecer, e esse talvez tenha sido o estopim, o grande gatilho que fez a adolescente assumir a responsabilidade em casa, para ajudar sua mãe com as contas.

Flordelis e família
Flordelis e família – Arquivo pessoal

O ano era 1975, e ainda sem formação, Flordelis precisava encontrar uma forma de com seguir qualquer renda que fosse, era disso que dependeria a sobrevivência dela e da mãe.

Depois da perda, ela e a mãe se “agarraram” ainda mais a fé, e Flordelis passou a fazer parte do coral da igreja. Ela não se destacava como uma exímia cantora gospel, mas uma vez ou outra, recebia a oportunidade para ministrar nos cultos.

Primeiro emprego

Como o pai sustentava a casa, Flordelis não precisou ter que trabalhar durante a infância, mas conviveu com a pobreza e viu o que ela pode causar na vida de uma criança, sobretudo, quando não recebe amparo familiar.

No entanto, quando seu pai e seu irmão morreram num acidente de carro, ela precisou amadurecer rápido e procurar emprego. Poucos meses após a trágica morte do seu genitor, ela começou a trabalhar numa padaria como balconista.

O trabalho começava muito cedo, e a remuneração não era tão boa, mas ela podia, uma vez ou outra, levar pão pra casa. Isso já ajudava muito porque já poupava do salário, e ela podia comprar outros itens para casa.

Enquanto atendia no balcão da padaria, ela aprendeu a se comunicar com as pessoas, isso foi muito útil mais tarde, quando passou a se envolver mais efetivamente em causas sociais.

Flordelis cursava o “curso normal de formação de professores”. Ela dividia seu tempo entre o trabalho, escola e igreja. No fim de 1979 Flordelis se formou professora, e só ai ela decidiu sair do trabalho.

Flordelis na adolescência - Arquivo pessoal
Flordelis na adolescência – Arquivo pessoal

A primeira creche de Flordelis tinha 100 crianças

Ela nem havia se formado professora ainda, e sua casa já era uma espécie de “creche”. Consta em sua biografia que mesmo solteira e ajudando sua mãe, Flordelis já tinha em casa, cerca de 100 crianças que ela acompanhava regularmente.

Quando ela encontrava na rua uma criança em estado de abandono, à convencia a ir com ela para sua casa, onde recebia cuidados e um lar. À essa altura, ela já visitava presídios e evangelizava adolescentes ligados ao tráfico de drogas, prostituição ou que sofriam maus tratos.

Pouco a pouco a casa da recém-formada professora, se transformava numa creche. Essas crianças ainda não eram adotadas, ela apenas cuidava, orientava, orava com eles e os evangelizava.

Nessa fase da vida, ela trabalhava como professora e lecionava para a educação infantil em uma escola da comunidade.

Primeiro casamento

Em 1980, no auge dos seus 19 anos, Flordelis se apaixonou por um homem com quem se relacionou e teve 3 filhos com ele.O casamento não deu certo e ele a abandonou. Com o fim do casamento, ela decidiu que estava na hora de voltar para a igreja, e recomeçar de onde havia parado.

Flordelis sendo batizada - Arquivo pessoal
Flordelis sendo batizada – Arquivo pessoal

Nos treze anos seguintes, ela teve outros relacionamentos, mas nenhum deles durou muito. Foram paixões e aventuras, mas ninguém queria, de fato, assumir o filho de outro homem. Até que, em 1993, ela conhece Anderson do Carmo, um pregador adolescente e promissor, que pregava no Jacarezinho.

O problema, no entanto, é que Anderson do Carmo tinha 16 anos e Flordelis, o dobro de sua idade.

Flordelis segurando um violão
Flordelis segurando um violão

Anderson do Carmo era um adolescente quando casou com Flordelis

O relacionamento de Flordelis e Anderson do Carmo se tornou um enorme problema familiar. Ele estava no auge da puberdade quando a conheceu, saindo da adolescência e com 16 anos. O primeiro a se posicionar abertamente contra o relacionamento, foi o pastor de Floredis. Para ele, era inconcebível que eles ficassem juntos, já que ele ainda não tinha um trabalho e ela já era mãe de vários filhos, entre biológico e adotados.

Nessa época, ela já era chamada de “Mãe Flor” pelas crianças que eram assistidas por sua creche.

Primeiras adoções

Determinada a cuidar de crianças e ajudar, especialmente as que viviam nas ruas ou nas drogas, ela adotou 5 adolescentes que encontrou em bailes funks, financiados pelo tráfico.

Em 23 de julho de 1993, aconteceu a “Chacina da Candelária”. 6 crianças e 2 adultos, todos moradores de rua, foram mortos de forma brutal por uma ação de milicianos.

Além dos mortos, dezenas de crianças e adolescentes ficaram feridos no massacre, com medo, não puderam mais voltar para a região da Igreja da Candelária, onde costumavam ficar.

Movida de grande compaixão, Flordelis decidiu adotar 37 crianças (dos quais 14 bebês). A publicidade que naturalmente surgiu em torno dessas adoções, fez com que ela sofresse perseguições por parte de políticos, comerciantes influentes e até mesmo por parte de alguns polícias corruptos, que na época, eram ligados a milícia.

Ela chegou a ser chamada de louca, fanática e acusada de sequestrar crianças. Com mais 37 crianças, Flordelis somava 42 filhos adotivos. Ela havia acabado de casar com Anderson do Carmo.

 Mãe de 55 filhos

Com a adoção das 37 crianças oriundas do massacre que ocorreu na Central do Brasil, mais 4 filhos biológicos,  e mais 14 adolescentes que  também adotou, Flordelis se tornou mãe de 55 filhos.

Foto dos filhos de Flordelis
Foto dos filhos de Flordelis
Daniel, único filho biológico de Anderson do Carmo
Daniel, único filho biológico de Anderson do Carmo

Quem são os filhos de Flordelis?

No site criado para divulgar o filme sobre a vida de Flordelis, tem uma área em que a grande maioria dos filhos aparece individualmente.  Na página, encontramos 47 dos 55 filhos do casal.

Confira a lista:

1 – Adriano “Pequeno”

Agatha

2 – Agatha

Agatha
Agatha

3 – Alex Macedo

Alex Macedo
Alex Macedo

4 – Anabel

Anabel
Anabel

5 – André

André
André

6 – Angela

Angela
Angela

7 – Arthur

Arthur
Arthur

8 – Cristiana

Cristiana
Cristiana

9 – Daniel

Daniel
Daniel

10 – Diana

Diana
Diana

11 – Douglas

Douglas
Douglas

12 – Eliane

Eliane
Eliane

13 – Érica Araújo

Erica Araújo
Erica Araújo

14 – Érica Dias

Erica Dias
Erica Dias

15 – Erick

Erick
Erick

16 – Fábio

Fábio
Fábio

17 – Flávio

Flávio
Flávio

18 – Gerson

Gerson
Gerson

19 – Iago

Iago
Iago

20 – Isabel

Isabel
Isabel

21 – Israel

Israel
Israel

22 – Kelly

Kelly
Kelly

23 –  Lorrana

Lorrana
Lorrana

24 – Lorrane

Lorrane
Lorrane

25 – Luã

Luã
Luã

26 – Lucas

Lucas
Lucas

27 – Maria

Maria
Maria

28 – Marzy

Marzy
Marzy

29 – Michele

Michele
Michele

30 – Misael

Misael
Misael

31 – Monique

Monique
Monique

32 – Nilane

Nilane
Nilane

33 – Pastor Carlos

Pastor Carlos
Pastor Carlos

34 – Paulo Alexandre

Paulo Alexandre
Paulo Alexandre

35 – Paulo Roberto

Paulo Roberto
Paulo Roberto

36 – Rafaela

Rafaela
Rafaela

37 – Ramon

Ramon
Ramon

38 – Raquel

Raquel
Raquel

39 – Rayane

Rayane
Rayane

40 – Rebeca

Rebeca
Rebeca

41 – Renato

Renato
Renato

42 – Roberta

Roberta
Roberta

43 – Simone

Simone
Simone

44 – Tayane

Tayane
Tayane

45 – Vanessa

Vanessa
Vanessa

46 – Vania

Vania
Vania

47 – Welberth

Welberth
Welberth

Família reunida

Familia reunida
Família reunida

O nascimento da igreja

Com 55 filhos e um grupo de pessoas que já frequentava cultos regulares que acontecia num pequeno salão no Jacarezinho, conduzidos também pela missionária Calmozina Motta, em 1999 o casal fundou a igreja “Comunidade Evangélica Ministério Flordelis”. Nascia ali a “Cidade do Fogo”.

O ministério já crescia com um bom número de membros, somando sobretudo o tamanho da própria família. Anderson do Carmo era o presidente, e apesar de a igreja levar o nome da esposa, a essa altura, ele tomava as decisões sobre todo e qualquer assunto na igreja.

Seu espirito de liderança e visão empreendedora, levaram a Cidade do Fogo a crescer rapidamente, se tornando uma vitrine para artistas gospel e pregadores, que procuravam um palco e uma plateia.

Uma estrutura invejável e cultos lotados, se tornaram a marca do ministério, considerado bem sucedido. Logo surgiram filiais, e o ministério expandiu para;

  • Pendotiba
  • Piratininga
  • Itaboraí
  • Itaipuaçú
  • Jardim Catarina

CIM – Congresso Internacional de Missões

A mente criativa de Anderson do Carmo não parava, e ele teve uma ideia que ajudaria a cobrir as despesas e investir em novos projetos. Foi assim que surgiu o CIM, um Congresso Internacional de Missões, que acontece até hoje.

O evento dura 7 dias, e recebe milhares de pessoas todos os dias. No palco, os principais artistas gospel da atualidade, e os mais renomados pregadores e líderes religiosos.

Confira um cartaz do CIM 2018:

Cartaz do CIM 2018
Cartaz do CIM 2018

Bem relacionado, Anderson do Carmo conseguia reunir os principais pregadores do país. A organização quase não tem custos, já que a grande maioria dos nomes que aparecem nas listas de pregadores, vão “abençoar” o evento. Como a proposta do CIM é seguir um viés missionário, os próprios pregadores fazem campanha para arrecadar oferta e garantir o funcionamento do projeto.

Em 2017, recebemos a denúncia de que o CIM é uma fraude. Depois que a matéria sobre as acusações foi publicada, o pastor Anderson do Carmo entrou em contato com o O Fuxico Gospel, pedindo que lhe fosse dado direito de resposta.

Ele garantiu que os valores arrecadados durante o evento, servia para a manutenção e sustento de missionários que atuavam em alguns países, inclusive na África.

Flordelis no Programa da Xuxa

A história da mãe de 55 filhos impressionou Xuxa, que era uma das principais apresentadoras da Globo na época.

Flordelis acabou sendo convidada para ir no palco do Programa da Xuxa, e teve sua história contada para todo o Brasil. A partir dali, ela se tornaria conhecida em todo o país.

Assista a participação de Flordelis no Programa da Xuxa.

O filme

Depois da aparição no Programa da Xuxa, a Globo se interessou em dar continuidade no processo de contar a história dessa mãe. Com trilha sonora e divulgação da MK Music, o filme “Flordelis – Basta uma Palavra para Mudar”, poderia acontecer. A proposta era fazê-lo com pouco recurso financeiro. Atores foram contactados, e toparam participar sem receber cachê.

Em 2009, o filme estreou nos cinemas, com direção de Marco Antônio Ferraz e Anderson Corrêa.

Confira o elenco do filme:

  • Flordelis
  • Marcello Antony
  • Giselle Itié
  • Isabel Fillardis
  • Pedro Neschling
  • Ana Furtado
  • Reynaldo Gianecchini
  • Thiago Rodrigues
  • Rodrigo Hilbert
  • Letícia Sabatella
  • Cauã Reymond
  • Fernanda Lima
  • Graziella Schmitt
  • Bruna Marquezine
  • Cris Vianna
  • Deborah Secco
  • Guilherme Berenguer
  • Erik Marmo
  • Patrícia França
  • Roumer Canhães
  • Eduardo Galvão
  • Thiago Martins
  • Fernanda Machado
  • Alexandre Zacchia
  • Carolina Oliveira
  • Júlia Mattos
  • Letícia Spiller
  • Alinne Moraes
  • Sérgio Marone
  • Edílson Vieira
  • Adriano Vianna
  • Fabio Bianchini
  • Rafael Lozada
  • Daniela Couto
  • Diego Rian
  • Ulisses Bonfim
  • Janice Brytis
  • Marcello Ferreira

Flordelis e a música gospel

Em 1998, um ano antes do filme, ela decidiu se lançar cantora gospel, o que ajudou a propagar ainda mais a história da mãe de 55 filhos adotivos.

A música abriu novas portas para a “mãe flor”, e agora as pessoas podiam levar para casa um produto produzido por ela. Virou uma “casadinha”, quase um “combo”. Anderson do Carmo pregava e Flordelis cantava e contava o testemunho. No fim, Anderson vendia os discos da esposa, e todos voltavam pra casa felizes.

Em 2010, Anderson do Carmo conseguiu convencer a MK a gravar sua esposa. Não foi difícil, diante da ascensão meteórica que a historia teve. Na época, a MK era a principal gravadora gospel do país, e isso foi muito bom para ambos os lados.

Flordelis - Fogo e Unção
Flordelis – Fogo e Unção

Carreira na política

Em 2004, Flordelis disputou uma vaga na Câmara de vereadores da cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Apesar da popularidade, ela não foi eleita. A artista obteve 2.262 votos.

Apesar de não ter sido eleita, a candidatura deu o tom do seu projeto futuro. Na eleição seguinte, ela voltou a colocar seu nome como candidata, mas dessa vez, o projeto de Anderson do Carmo para a esposa, era a prefeitura de São Gonçalo. Flordelis até ensaiou uma candidatura, mas não conseguiu apoio político para ir para as urnas. Ela acabou abortando o projeto naquele ano, fortaleceu as bases e em 2018 recebeu o apoio do presidente do PSD no Rio de Janeiro, o Senador Arolde de Oliveira, dono da MK.

Com apoio da MK, Flordelis engatou a campanha para deputada federal, e foi eleita com 196.959 votos, (2,55% dos válidos). Agora, Flordelis concorre ao prêmio de melhor deputada, pelo “Prêmio Congresso em Foco”.

Morte de Anderson do Carmo

No dia 16 de Junho, o pastor Anderson do Carmo foi executado em um crime cercado por mistérios e contradições. Ainda não se sabe o que de fato aconteceu na fatídica madrugada em que o pastor teve sua vida ceifada com quase 30 tiros.

A notícia da morte de Anderson do Carmo rapidamente se espalhou pela web, vários pastores e cantores gospel lamentaram sua morte.

Inicialmente a polícia divulgou que a morte de Anderson do Carmo poderia ter sido encomendada por algum parente, mas logo a notícia se tornaria pior do que se imaginava.

No velório, Flordelis encontrou forças para cantar e trocar de roupa várias vezes, ela até chegou a ser empoçada presidente do ministério, enquanto o marido estava no caixão.

No dia seguinte, minutos depois de o corpo do pastor ser enterrado, agentes da polícia civil prenderam Flávio dos Santos, primeiro filho de Flordelis.

Pouco tempo depois, outro filho, dessa vez adotivo, foi preso. Mais tarde os dois confirmariam a participação no crime.

O caso ficou tão emblemático, que ainda hoje, é muito difícil entender o que é verdade e o que é mentira no caso Flordelis.

Mesmo se o fim das investigações, muitas pessoas acreditam que Flordelis pode ter participado efetivamente na morte do marido. A polícia continua no caso, e uma grande reviravolta promete mudar o rumo das investigações nos próximos dias.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Please enter your name here

popular