back to top
sábado, maio 18, 2024

Mais lidas do dia

Pastor se une com mãe de santo em celebração ao Dia de Iemanjá

Em Cabedelo, no Litoral Norte da Paraíba, o pastor evangélico Willams Silva, da Igreja Metropolitana, tem sido muito criticado por sua luta contra a intolerância religiosa.

O líder da religião protestante é um dos grandes responsáveis pela celebração do Dia de Iemanjá, celebrado nesta quinta-feira (8/12), na Paraíba.

📱 Participe dos canais do Fuxico Gospel no WhatsApp.

Os festejos que têm origem africana, e levam os fiéis a se vestirem de branco, irem à praia e depositarem oferendas, ficaram parados entre 2008 e 2019. O principal motivo foi a intolerância religiosa, o que chamou a atenção do pastor.

Nessa luta, Willams Silva, então, deu as mãos a Doné Graça de Yemanjá Ogunté, ou Mãe Graça, do candomblé, que ganhou força para reerguer a solenidade.

“Minha igreja trabalha fortemente os Direitos Humanos. Observamos [a falta da celebração de Iemanjá] e fizemos junção de dados em Cabedelo. Identificamos que há mais 10 anos a celebração do dia de Iemanjá não acontecia em Cabedelo. Descobrimos que era por casos de intolerância religiosa depois de ouvirmos os membros de mais 16 terreiros”, disse o pastor.

Para Mãe Graça, o apoio do pastor foi fundamental para que os festejos à “rainha do mar” voltassem a acontecer publicamente na cidade.

“Ele tem incentivado demais, como amigo, como religioso e como uma pessoa firme. Nós temos corrido juntos atrás dos umbandistas, candomblecistas. E isso, para mim, significa resistência. O que nos incentiva é a fé. Todas essas religiões juntas se tornam uma corrente que não se quebra, que fica firme e forte”, disse ela.

Willams é pastor há quase nove anos e, desde que passou a ajudar no processo de retomada dos festejos à Iemanjá, faz parte da celebração do dia 8 de dezembro.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Please enter your name here

popular