A agência de publicidade FCB, que prestou serviços por mais de 100 anos para a empresa de cosméticos Nivea, decidiu romper sua relação de negócios depois que a empresa não aceitou uma campanha publicitária pró-gay.
Conforme informações publicadas por ‘AdAge’ no final de junho, a Nivea rechaçou a proposta da agência para uma nova campanha: uma imagem na qual se vê dois homens de mãos dadas.
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Os funcionários de criação da FCB, um dos quais é homossexual, assinalaram que durante um telefonema com um representante da empresa, cujo nome não foi revelado, este disse: “Nós não fazemos coisas para gays”.
O CEO da FCB, Carter Murray, enviou um memorando interno aos seus funcionários, assinalando que a agência renunciará à conta global de Nivea quando terminarem os contratos no final de 2019. De acordo com informações, o memorando não aborda o suposto comentário do representante da empresa aos funcionários de criação da agência publicitária.
Este episódio está causando a maior polêmica, pois a Nivea decidiu ir na contramão das outras empresas de beleza. Como exemplo, a Natura, que é uma empresa grande no mercado de cosméticos, aderiu a “inclusão” em suas propagandas.
Anteriormente, em um de seus comerciais de uma coleção, a empresa deixou explícito beijos gays. O caso gerou muita polêmica, e muitas pessoas tentaram boicotar a Natura.
Desta vez, em contrapartida, a Nivea se recusou a abordar o tema e ganhou o público nas redes sociais. “Parabéns, Nivea, por não usar a marca para propagandas ideológicas!“, escreveu uma seguidora.