back to top
segunda-feira, abril 29, 2024

Polícia Civil investiga pastor que dopava o irmão idoso para não dar trabalho

A Polícia Civil do Distrito Federal está investigando um caso de maus-tratos contra um idoso e estelionato, tendo como suspeito um pastor evangélico, que é irmão da vítima. O idoso, que é servidor público aposentado e sofre de demência, tinha o suspeito como tutor e passava os dias dopado para não dar trabalho ao irmão.

A família do aposentado descobriu o golpe após encontrar um rombo de R$160 mil nas contas da vítima. O pastor adquiriu empréstimos bancários tendo como lastro o contracheque do idoso, comprometendo os rendimentos dele até 2028. Com isso, os maus-tratos começaram e o idoso passou a não se alimentar corretamente e a não tomar os remédios necessários. Além disso, as faldas usadas pela vítima não eram trocadas com frequência, e ele passava dias sem cuidados básicos de higiene.

📱 Participe dos canais do Fuxico Gospel no WhatsApp.

Quando a família tentou tomar as rédeas do tratamento do idoso, o pastor se recusou a colaborar e não entregou os cartões bancários. Foi preciso que a família entrasse com uma ação na Justiça para retirar os poderes de curatela do pastor e uma irmã do idoso fosse instituída como nova tutora. As senhas bancárias foram trocadas e os cartões invalidados, mas a situação ainda estava precária.

O pastor afirmou à polícia que o irmão idoso se tornava agressivo e violento, quebrava a casa e não permitia a presença de nenhum dos familiares no imóvel. Ele também disse que ficou como procurador e cuidador do irmão entre fevereiro de 2018 e maio de 2021, deixando-o bem cuidado e alimentado, pesando entre 70kg e 73kg. O pastor alegou que foram feitos refinanciamentos de empréstimos para custear a reforma da casa do irmão, mas que também ocorreram outros empréstimos realizados por terceiros.

O caso é investigado pela 35ª Delegacia de Polícia (Sobradinho II). Enquanto isso, parte da família se cotiza para cuidar do idoso, que já apresentou melhora em sua condição física e segue seu tratamento sendo bem alimentado e sob cuidados médicos periódicos. É importante ressaltar que casos de maus-tratos contra idosos são considerados crimes e devem ser denunciados às autoridades competentes.