Magno Malta é denunciado ao Conselho de Ética do Senado e STF
O parlamentar convocou associações de animais para defender os macacos ao comentar sobre o racismo sofrido por Vini Jr.
Caio Rangel | Publicado em: 24/05/23 às 10:08hO parlamentar convocou associações de animais para defender os macacos ao comentar sobre o racismo sofrido por Vini Jr.
Caio Rangel | Publicado em: 24/05/23 às 10:08hO senador evangélico Magno Malta (PL-ES), foi denunciado no Conselho de Ética do Senado e com uma notícia-crime junto ao STF (Supremo Tribunal Federal).
A ação movida PSOL e PT, aconteceu após as falas que o parlamentar proferiu sobre o caso de racismo sofrido pelo jogador Vini Jr, do Real Madrid.
Malta afirmou que a imprensa “revitimizou” o jogador ao dar destaque para o caso. Além disso, ele convocou associações de animais para defender os macacos.
“Você só pode matar alguma coisa com o próprio veneno de alguma coisa, está bem? Então, é o seguinte: cadê os defensores da causa animal que não defendem o macaco? O macaco está exposto. Vejam quanta hipocrisia! E o macaco é inteligente, está bem pertinho do homem –a única diferença é o rabo. É ágil, valente, alegre; tudo o que você possa imaginar ele tem”, disse o senador.
Diante do episódio, Fabiano Contarato, líder do PT no Senado, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito policial por injúria racial contra Magno Malta diante das falas sobre o jogador brasileiro.
Já o PSOL, informou que entrará com uma representação contra Malta no Conselho de Ética do Senado e com uma notícia-crime junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Como pai de duas crianças negras, não posso ignorar o que testemunhei hoje no Senado. Por isso, acionei o Supremo Tribunal Federal para que instaurasse inquérito policial para averiguar falas racistas do senador. https://t.co/Ve1yqDp5uB
— Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) May 24, 2023