back to top
sexta-feira, abril 26, 2024

Top 5 da semana

Saiba o que está por trás do incêndio da Catedral de Notre-Dame em Paris

Nesta última segunda-feira (15), aconteceu uma das grandes perdas para arte, arquitetura e história mundial. Com a ocorrência do fato vários profissionais e famosos da área lamentaram o episódio.

Em Paris, o caso aconteceu pouco depois das 18h30 (13h30 no Brasil). No entanto, André Finot intuiu logo: o colosso gótico que levou 180 anos para ser construído, ardia em fogo.

📱 Participe dos canais do Fuxico Gospel no WhatsApp.

+Fernandinho canta na Globo e causa tumulto nas redes sociais

Como aconteceu o incêndio?

Segundo o responsável pela comunicação da igreja que recebe mais de 13 milhões de visitantes por ano, cerca de 1.500 pessoas assistiam a triste cena.

As inúmeras pessoas que assistiam o episódio, estavam assistindo uma missa que tinha iniciado minutos atrás. Assim, o pessoal ficou temendo ao ver as fumaças cinzentas e alaranjadas a se desprender das vigas e invadir toda igreja. Eventualmente, ao notarem o inesperado imediatamente correram a fim de saírem da igreja, obviamente.

A multidão foi conduzida para fora do local sem nenhum incidente. Contudo, o fogo teria se originado a partir dos andaimes instalados aos redores da catedral para restauração da mesma. Ocasionalmente as 16 estátuas que ficam na parte superior da igreja foram retiradas na última sexta-feira (12).

Assim, mais tarde eles diriam que o foco do incêndio seria o recinto conhecido como “floresta”. Lá ficam as 1.300 vigas que servem de “ossatura” para sustentação do monumento. Essas vigas seguram o teto de chumbo que teve dois terços de sua superfície destruídos.

Além do ocorrido, com 93 metros de altura a Agulha da catedral caiu e deixou rombos enormes nas abóbadas do interior da igreja e destroços da construção invadiam as naves.

+Pastora é humilhada por político nas redes sociais

Mas, enfim quem está por trás disso tudo?

Por fim, supostamente o que pode ser entendido é que o incêndio foi parte de um planejamento de alguém que queria destruir o patrimônio e abolir o símbolo na arte medieval. Partindo desse plano, certamente os trabalhos de restauração seria o primeiro passo para destruição da catedral. A retirada das estátuas seriam o segundo e por último finalmente o incêndio que visava destruir todo patrimônio.

Ainda, é necessário enfatizar que a polícia tem tratado do fato como um acidente normal. Visto que medidas cabíveis precisam ser tomadas, e diante disso o presidente francês, Emmanuel Macron, se pronunciou. Ele, agradeceu ao trabalho dos bombeiros e anunciou o lançamento de uma campanha nacional para reconstruir as partes da catedral danificadas.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Please enter your name here

popular